domingo, 8 de setembro de 2013

Indisciplina Escolar


Indisciplina escolar, um grande problema da educação.
Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão.

Nesse sentido, o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é partir daí que se conhece os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada.

Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros.

As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.

Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.

Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola.

Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.

A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola


Cartilha de Orientações Como proceder frente à indisciplina escolar ...

www.mpgo.mp.br/.../como_proceder_frente_a_indisciplina_escolar_2.p...
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS. ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS. CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
 
 
 
Este artigo apresenta um estudo sobre os motivos da indisciplina escolar, segundo a
perspectiva de alunos. A indisciplina escolar tem se configurado um dos principais desafios
da educação contemporânea e diversas perspectivas de análise têm sido utilizadas para se
avançar a compreensão dessa questão. Neste trabalho exploramos uma alternativa de análise
ainda pouco destacada na pesquisa educacional, a perspectiva dos alunos. No texto,
inicialmente analisamos questões relativas a escola, aos alunos e a indisciplina escolar. Em
seguida discutimos o conceito de indisciplina, considerando quatro leituras teóricas distintas:
a indisciplina como algo inerente ao comportamento do aluno; como uma construção social
dentro das escolas; como um fenômeno de aprendizagem, e como algo originado na relação
professor-aluno. Mais adiante exploramos os motivos e sentidos da indisciplina escolar na
perspectiva de alunos. Este artigo está baseado na investigação que realizamos durante o
Mestrado em Educação, na qual recorremos a uma pesquisa do tipo etnográfico, que envolveu
o contato direto com um grupo de alunos do último ano do Ensino Fundamental. Ao longo do
contato com esses alunos percebemos suas perspectivas sobre indisciplina escolar, e a
importância destas para o avanço da compreensão dos processos e das intencionalidades
relacionadas as expressões de indisciplina. Com base na pesquisa realizada, aqui pretendemos
apresentar algumas contribuições ao estudo da indisciplina escolar. Entre os resultados da
pesquisa, destacamos que a perspectiva dos alunos revela não somente concepções próprias
sobre indisciplina escolar, mas também intencionalidades e sentidos que denunciam a
fragilidade e a inconsistência de determinadas práticas pedagógicas exercidas pelos
professores.
Palavras-chave: Educação. Indisciplina Escolar. Ensino Fundamental. Alunos.