terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

PLANO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015-Técnico em Informática para Internet-3ano

PLANO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro de Educação Profissional (CEDUP) 
Disciplina: Sociologia
Professores: Lenir Rodrigues Minghetti
Série: 3º ano
Curso: Técnico em Informática para Internet
2. EMENTA
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

1.2  Objetivos Específicos:
1. Relacionar os movimentos sociais e os direitos da sociedade;
2. Compreender o que é política e partidos políticos;
3. Compreender a relação da Sociologia com os movimentos;
4. Conceituar direitos e deveres do cidadão no hodierno.

4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade I: Estado: Direitos e Cidadania:
1.      Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
2.      Conceito de sociedade civil;
3.      Direitos civis, políticos e sociais;
4.      Cidadania hoje;
Unidade II: Movimentos Sociais: conceituação
1.      Migratórios; Progressistas; Conservacionistas ou de resistência;
2.      Regressivos; Expressivos; Utópicos;
3.      Reformistas; Revolucionários.
Unidade III: Temas Transversais:
·         Bullying na escola;
·         Visão Social das redes de comunicação.

 2º BIMESTRE:
Unidade I: Movimentos Sociais:
1.      A greve como um movimento de reivindicação;
2.      Movimentos sociais contemporâneos;
3.      Indígenas e minorias étnicas;
Unidade II: Movimentos Sociais atuais:
4.      Movimentos estudantis; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra;
5.      Movimento Feminista; Movimento Hippie;
6.      Movimento de Gêneros – GLBTS; Movimento dos Trabalhadores Sem Teto;
7.      Movimento dos trabalhadores – greve;
Unidade III: Temas Transversais:
1.      Visão Social das Teorias Administrativas:
a)      Planejamento estratégico pessoal: Carreira & vida pessoal (Coaching).
b)     Case Nike: Globalização, competitividade e terceirização;

3º BIMESTRE:
Unidade I: Partidos Políticos:
1.      O que são partidos políticos;
2.      Historia e formação dos partidos políticos;
3.      Ideologia dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.      Sindicato e política:
Unidade II: Temas Transversais:
2.      Visão Social das Teorias Administrativas:
c)      Case Natura: Qualidade de vida para os trabalhadores;
d)     Case  Fome no Brasil e a sustentabilidade social: documentário.

4º BIMESTRE:
Unidade I: CIÊNCIA, CULTURA, TECNOLOGIA E TRABALHO:  
a)      Lei  N° 11.645/08: Cultura Indígena: conteúdo: Povos indígenas em Santa Catarina (pesquisa);
b)      Lei  N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana: conteúdo: Quilombos em Santa Catarina (pesquisa);
Unidade II:
c)      Lei  N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA: conteúdo: “Trabalho Infantil no Brasil”.
d)     Lei  Nº 10.741/03: Estatuto do Idoso: conteúdo: A participação do idoso no mercado de trabalho;
Unidade III:
e)      Lei  N° 9.795/99: Educação Ambiental: conteúdo: atualidades a “Crise Hibrida”;
f)       Lei Nº 9.503/97: Código Nacional de Trânsito- CTB: conteúdo: A educação para o trânsito; “Falta de planejamento urbano, ordenamento do sistema viário e a ocorrência de acidentes”.

5. METODOLOGIA
5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.

5.4 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.

5.5 Filmes: Documentário a Fome no Brasil; Filme: Somos todos Diferentes.

6. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação do rendimento do aluno será contínua e cumulativa, mediante verificação de aprendizagem de conhecimentos e do desenvolvimento de competências em atividades de classe e extraclasse, incluídos os procedimentos próprios de recuperação paralela, e recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e dos Artigos da RESOLUÇÃO Nº 183, de 19 de novembro de 2013: Na Educação Profissional, se previsto no Projeto Político Pedagógico da escola, a avaliação do aluno poderá ser atribuída pelo orientador de curso ou Conselho de Classe.

Critérios de Avaliação:
A-    Avaliações quantitativas:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

B-    Avaliação qualitativa:
7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado.

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.

8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2010.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de Jan. 2014.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.

MACHADO, Igor José de Renó; (org.). Sociologia: Hoje. São Paulo: Ática, 2013.

RESOLUÇÃO 183/2013/SED/SC - Estabelece diretrizes operacionais para a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos estabelecimentos de ensino de Educação Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Estadual de Educação.  Disponível em: 

RESOLUÇÃO CEE Nº 130/03: Organização e Funcionamento das Unidades Escolares de Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual, para o ano letivo de 2014. Disponível em: extranet.sed.sc.gov.br/v3/index.php/.../722-caderno-de-orientacoes-2014  Acesso em: 15 de fev.2015.

EMIEP: Matrizes Atualizadas. Atualização do Curso Técnico em Informática para Internet, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio. Disponível em:  http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/emiep-matrizes-atualizadas Acesso em: 15 de fev.2015.


Plano Estadual de Educação de Santa Catarina, para o decênio 2015 a 2024. Disponível em:  http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/plano-estadual-de-educacaosc-versao-preliminar. Acesso em: 15 de fev.2015.