PLANO
ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro de Educação Profissional (CEDUP)
Disciplina: Sociologia
Professores: Lenir Rodrigues Minghetti
Série: 1º ano
Curso: Técnico
em Informática para Internet
2. EMENTA
A Sociologia é
uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos
e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo
tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento
em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla,
pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
3. OBJETIVOS
3.1
Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica
da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre
as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias
de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos
dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.
3.2
Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a
sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Compreender o
objeto de estudo da Sociologia da cultura;
3. Compreender a
relação da Sociologia com as outras ciências.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade
I: Iniciação ao estudo dos conceitos de Sociedade e Sociologia:
1. Constituição histórica da Sociologia: Renascimento; Iluminismo;
Revoluções Liberais França, Inglaterra e Revolução Industrial;
2. Sociologia como ciência e sociedade;
3. O conhecimento científico e conhecimento mítico;
4. Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos
Clássicos;
5.
A sociologia como componente curricular;
6. O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
2º BIMESTRE:
Unidade
I: Iniciação ao Estudo dos Conceitos de Trabalho
1. O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes
sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período
feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
2. Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
3. Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade;
4. A fábrica no mundo urbanizado;
3º
BIMESTRE:
Unidade
I: A estrutura Social e as Desigualdades:
1.
A
sociedade organizada por Castas
2.
A
sociedade organizada por estamentos;
3.
A
sociedade organizada por Classe ou elite;
4.
Pobreza:
condição de nascença; desgraça ou destino;
5.
As
desigualdades sociais no Brasil.
6.
População
e a nova ordem social;
Unidade II: Classes Sociais e as desigualdades
1.
Classes
sociais e relações de desigualdade e conflito;
2.
A
sociedade capitalista e as classes sociais;
3.
Classe
dominante e pensamento dominante.
4º BIMESTRE:
Unidade
I: Cultura:
1.
Cultura:
conceitos e definições;
2.
Cultura
e antropologia; Diversidade Cultural;
3.
Relativismo
Cultural; Função cultural; a contracultura;
4.
Processos
culturais: aculturação, cultura de massa; cultura popular e cultura erudita;
5.
Os
meios de Comunicação e a influencia na cultura; Etnocentrismo;
Unidade II: Ideologia
6.
Conceitos
e definições de Ideologia; Ideologia e classe social;
7.
O
universo da Propaganda;
Unidade III: A cultura no Brasil:
8.
Os
imigrantes em Santa Catarina;
9.
Os
Negros no Brasil e em Santa Catarina;
10.
Folclore:
tradição e transformação.
5.
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.2
As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1.
Apresentação de conceitos de Sociologia;
2.
Exposição de uma situação problema;
3.
Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade;
4.
Discussão de conteúdos das Leis:
a)
N°
9.795/99: Educação Ambiental;
b)
N°
10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)
N°
11.645/08: Cultura Indígena;
d)
N°
11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA.
5.3 Temas
Transversais: Bullying na escola e na empresa, Visão Social das redes de
comunicação.
5.4
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma
determinada sociedade”.
5.5
Filmes: A
Ilha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme); Tempos
Modernos (Charles Chaplin); Documentário a Fome no Brasil; Filme: Somos todos
Diferentes.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação do
rendimento do aluno será contínua e cumulativa, mediante verificação de
aprendizagem de conhecimentos e do desenvolvimento de competências em
atividades de classe e extraclasse, incluídos os procedimentos próprios de
recuperação paralela, e recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico
da Instituição de Ensino” e dos Artigos da RESOLUÇÃO Nº 183, de 19 de novembro
de 2013: Na Educação Profissional, se previsto no Projeto Político Pedagógico
da escola, a avaliação do aluno poderá ser atribuída pelo orientador de curso
ou Conselho de Classe.
Critérios
de Avaliação:
A-
Avaliações quantitativas:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
B-
Avaliação qualitativa:
7.
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
8.
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
9.
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade
avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação
de nova avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio,
Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas
do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.;
MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA DE ESTADO
DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012
Acesso em: 14 de
Fev.
2015.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.
RESOLUÇÃO
183/2013/SED/SC - Estabelece diretrizes operacionais para a avaliação
do processo ensino-aprendizagem nos estabelecimentos de ensino de Educação
Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Estadual
de Educação. Disponível em:
www.cee.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc...
Acesso em: 15 de fev.2015.
RESOLUÇÃO
CEE Nº 130/03:
Organização
e Funcionamento das Unidades Escolares de Educação Básica e Profissional da
Rede Pública Estadual, para o ano letivo de 2014. Disponível em: extranet.sed.sc.gov.br/v3/index.php/.../722-caderno-de-orientacoes-2014 Acesso em: 15 de fev.2015.
EMIEP: Matrizes
Atualizadas. Atualização do
Curso Técnico em Informática para Internet, eixo tecnológico Informação e
Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio. Disponível em:
http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/emiep-matrizes-atualizadas
Acesso em: 15 de fev.2015.
Plano
Estadual de Educação de Santa Catarina, para o decênio 2015 a 2024. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/plano-estadual-de-educacaosc-versao-preliminar.
Acesso em: 15 de fev.2015.