terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

PLANO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015-Técnico em Informática para Internet-1ano


PLANO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro de Educação Profissional (CEDUP) 
Disciplina: Sociologia
Professores: Lenir Rodrigues Minghetti
Série: 1º ano
Curso: Técnico em Informática para Internet
2. EMENTA
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.

3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

 3.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Compreender o objeto de estudo da Sociologia da cultura;
3. Compreender a relação da Sociologia com as outras ciências.

4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade I: Iniciação ao estudo dos conceitos de Sociedade e Sociologia:
1.      Constituição histórica da Sociologia: Renascimento; Iluminismo; Revoluções Liberais França, Inglaterra e Revolução Industrial; 
2.      Sociologia como ciência e sociedade;
3.      O conhecimento científico e conhecimento mítico;
4.      Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos Clássicos;
5.      A sociologia como componente curricular;
6.      O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;

2º BIMESTRE:
Unidade I: Iniciação ao Estudo dos Conceitos de Trabalho
1.      O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
2.      Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
3.      Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade;
4.      A fábrica no mundo urbanizado;


3º BIMESTRE:
Unidade I: A estrutura Social e as Desigualdades:
1.      A sociedade organizada por Castas
2.      A sociedade organizada por estamentos;
3.      A sociedade organizada por Classe ou elite;
4.      Pobreza: condição de nascença; desgraça ou destino;
5.      As desigualdades sociais no Brasil.
6.      População e a nova ordem social;
Unidade II: Classes Sociais e as desigualdades
1.      Classes sociais e relações de desigualdade e conflito;
2.      A sociedade capitalista e as classes sociais;
3.      Classe dominante e pensamento dominante.

4º BIMESTRE:
Unidade I: Cultura:
1.      Cultura: conceitos e definições;
2.      Cultura e antropologia; Diversidade Cultural;
3.      Relativismo Cultural; Função cultural; a contracultura;
4.      Processos culturais: aculturação, cultura de massa; cultura popular e cultura erudita;
5.      Os meios de Comunicação e a influencia na cultura; Etnocentrismo;
Unidade II: Ideologia
6.      Conceitos e definições de Ideologia; Ideologia e classe social;
7.      O universo da Propaganda;
Unidade III: A cultura no Brasil:
8.      Os imigrantes em Santa Catarina;
9.      Os Negros no Brasil e em Santa Catarina;
10.  Folclore: tradição e transformação.

5. METODOLOGIA
5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.2 As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade;
4. Discussão de conteúdos das Leis:
a)      N° 9.795/99: Educação Ambiental;
b)      N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)      N° 11.645/08: Cultura Indígena;
d)     N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA.

5.3 Temas Transversais: Bullying na escola e na empresa, Visão Social das redes de comunicação.

5.4 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.

5.5 Filmes: A Ilha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme); Tempos Modernos (Charles Chaplin); Documentário a Fome no Brasil; Filme: Somos todos Diferentes.

6. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do rendimento do aluno será contínua e cumulativa, mediante verificação de aprendizagem de conhecimentos e do desenvolvimento de competências em atividades de classe e extraclasse, incluídos os procedimentos próprios de recuperação paralela, e recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e dos Artigos da RESOLUÇÃO Nº 183, de 19 de novembro de 2013: Na Educação Profissional, se previsto no Projeto Político Pedagógico da escola, a avaliação do aluno poderá ser atribuída pelo orientador de curso ou Conselho de Classe.

Critérios de Avaliação:
A-    Avaliações quantitativas:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

B-    Avaliação qualitativa:
7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado;

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.

8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2010.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Fev. 2015.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.

RESOLUÇÃO 183/2013/SED/SC - Estabelece diretrizes operacionais para a avaliação do processo ensino-aprendizagem nos estabelecimentos de ensino de Educação Básica e Profissional Técnica de Nível Médio, integrantes do Sistema Estadual de Educação.  Disponível em:  

RESOLUÇÃO CEE Nº 130/03: Organização e Funcionamento das Unidades Escolares de Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual, para o ano letivo de 2014. Disponível em: extranet.sed.sc.gov.br/v3/index.php/.../722-caderno-de-orientacoes-2014  Acesso em: 15 de fev.2015.
EMIEP: Matrizes Atualizadas. Atualização do Curso Técnico em Informática para Internet, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio. Disponível em:  http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/emiep-matrizes-atualizadas Acesso em: 15 de fev.2015.
Plano Estadual de Educação de Santa Catarina, para o decênio 2015 a 2024. Disponível em:  http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/plano-estadual-de-educacaosc-versao-preliminar. Acesso em: 15 de fev.2015.