PLANO
DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professores:
Série: 1º
ano
2. EMENTA
A
Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social
humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa
fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o
nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da
Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos
grupos ou processos sociais globais.
3. OBJETIVOS
3.1
Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica
da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre
as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias
de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos
dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.
3.2 Objetivos
Específicos:
1. Conceituar: a
sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Compreender o
objeto de estudo da Sociologia da cultura;
3. Compreender a
relação da Sociologia com as outras ciências.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade I:
Iniciação ao estudo dos conceitos de sociedade e Sociologia:
1. O conceito de sociedade e Sociologia;
2. Constituição histórica da Sociologia: Renascimento; Iluminismo;
Revoluções Liberais França, Inglaterra e Revolução Industrial;
3. Sociologia como ciência e sociedade;
4. A Sociedade industrial;
5. O conhecimento científico e conhecimento mítico;
6. Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos
Clássicos;
7.
A sociologia como componente curricular;
8. O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
9. Formação de Grupos e Processos
Sociais.
2º BIMESTRE:
Unidade I: Iniciação
ao Estudo dos Conceitos de Trabalho
1. O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes
sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período
feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
2. Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
3. Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade;
4. A fábrica no mundo urbanizado;
5. Educação Financeira na escola e na família;
6. População e a nova ordem social.
3º BIMESTRE:
Unidade I: A
estrutura Social e as Desigualdades:
1.
A
sociedade organizada por Castas
2.
A
sociedade organizada por estamentos;
3.
A
sociedade organizada por Classe ou elite;
4.
Pobreza:
condição de nascença; desgraça ou destino;
5.
As
desigualdades sociais no Brasil.
6.
População
e a nova ordem social;
Unidade II: Classes Sociais e as desigualdades
1.
Classes
sociais e relações de desigualdade e conflito;
2.
A
sociedade capitalista e as classes sociais;
3.
Classe
dominante e pensamento dominante.
4º BIMESTRE:
Unidade I:
Cultura:
1.
Cultura:
conceitos e definições;
2.
Cultura
e antropologia;
3.
Diversidade
Cultural;
4.
Relativismo
Cultural;
5.
Função
cultural; a contracultura;
6.
Processos
culturais: aculturação, cultura de massa; cultura popular e cultura erudita;
7.
Os
meios de Comunicação e a influencia na cultura;
8.
Os
movimentos culturais;
Unidade II: Ideologia
9.
Etnocentrismo;
10.
Conceitos
e definições de Ideologia;
11.
Ideologia
e classe social;
12.
O
universo da Propaganda;
Unidade III: A cultura no Brasil:
13.
Os
imigrantes em Santa Catarina;
14.
Os
Negros no Brasil e em Santa Catarina;
15.
Folclore:
tradição e transformação.
16.
Música,
cinema, expressão cultural, moda, teatro e os conflitos com a cultura
dominante.
5.
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aulaexpositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.2
As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1.
Apresentação de conceitos de Sociologia;
2.
Exposição de uma situação problema;
3.
Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade;
4.
Discussão de conteúdos das Leis:
5.4
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma
determinada sociedade”.
5.5
Filmes: AIlha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme); TemposModernos (Charles Chaplin); Documentário a Fome no Brasil; Filme: Somos todosDiferentes.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação serádiagnóstica, processual,formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos
incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como
recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de
Ensino”.
Critérios
de Avaliação:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
7.
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
8.
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
9.
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperaçãode notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde
acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova
avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia
para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2013.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas do
Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.; MARCONE, M.
de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Jan. 2014.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.