quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PLANO DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-1 série- 2015

PLANO DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professores: 
Série: 1º ano                                                                                             
Curso: Ensino Médio
2. EMENTA
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.

3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

 3.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Compreender o objeto de estudo da Sociologia da cultura;
3. Compreender a relação da Sociologia com as outras ciências.

4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade I: Iniciação ao estudo dos conceitos de sociedade e Sociologia:
1.      O conceito de sociedade e Sociologia;
2.      Constituição histórica da Sociologia: Renascimento; Iluminismo; Revoluções Liberais França, Inglaterra e Revolução Industrial; 
3.      Sociologia como ciência e sociedade;
4.      A Sociedade industrial;
5.      O conhecimento científico e conhecimento mítico;
6.      Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos Clássicos;
7.      A sociologia como componente curricular;
8.      O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
9.       Formação de Grupos e Processos Sociais.

2º BIMESTRE:
Unidade I: Iniciação ao Estudo dos Conceitos de Trabalho
1.      O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
2.      Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
3.      Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade;
4.      A fábrica no mundo urbanizado;
5.      Educação Financeira na escola e na família;
6.      População e a nova ordem social.

3º BIMESTRE:
Unidade I: A estrutura Social e as Desigualdades:
1.      A sociedade organizada por Castas
2.      A sociedade organizada por estamentos;
3.      A sociedade organizada por Classe ou elite;
4.      Pobreza: condição de nascença; desgraça ou destino;
5.      As desigualdades sociais no Brasil.
6.      População e a nova ordem social;
Unidade II: Classes Sociais e as desigualdades
1.      Classes sociais e relações de desigualdade e conflito;
2.      A sociedade capitalista e as classes sociais;
3.      Classe dominante e pensamento dominante.

4º BIMESTRE:
Unidade I: Cultura:
1.      Cultura: conceitos e definições;
2.      Cultura e antropologia;
3.      Diversidade Cultural;
4.      Relativismo Cultural;
5.      Função cultural; a contracultura;
6.      Processos culturais: aculturação, cultura de massa; cultura popular e cultura erudita;
7.      Os meios de Comunicação e a influencia na cultura;
8.      Os movimentos culturais;
Unidade II: Ideologia
9.       Etnocentrismo;
10.  Conceitos e definições de Ideologia;
11.  Ideologia e classe social;
12.  O universo da Propaganda;
Unidade III: A cultura no Brasil:
13.  Os imigrantes em Santa Catarina;
14.  Os Negros no Brasil e em Santa Catarina;
15.  Folclore: tradição e transformação.
16.  Música, cinema, expressão cultural, moda, teatro e os conflitos com a cultura dominante.

5. METODOLOGIA

5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aulaexpositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.2 As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade;
4. Discussão de conteúdos das Leis:

5.4 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.


6. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação serádiagnóstica, processual,formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino”.

Critérios de Avaliação:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado;

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperaçãode notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.

8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2013.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Jan. 2014.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.