PLANO
DE CURSO DE SOCIOLOGIA-2015
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro
de Educação de Jovens e Adultos - CEJA
Disciplina: Sociologia
Professores: Lenir
Rodrigues Minghetti
2. EMENTA
A Sociologia é
uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos
e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo
tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio
comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é
extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou
processos sociais globais.
3. OBJETIVOS
3.1
Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica
da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre
as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias
de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos
dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.
3.2
Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a
sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Expor a
evolução do trabalho humano e suas mudanças;
2. Compreender o
objeto de estudo da Sociologia da e cultura;
3. Compreender a
relação da Sociologia com as outras ciências.
3.3 CCTT: CIÊNCIA, CULTURA, TECNOLOGIA E
TRABALHO.
Discussão de
conteúdos das Leis:
BLOCO A:
1.
Lei N° 11.645/08: Cultura Indígena: conteúdo: Cultura primitiva;
2.
Lei N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana: conteúdo: A escravidão no Brasil;
BLOCO B:
3.
Lei N° 11.525/07: Estatuto da Criança e
Adolescente-ECA: conteúdo: “Trabalho
Infantil no Brasil”.
4.
Lei Nº 10.741/03: Estatuto
do Idoso: conteúdo: Direitos
Humanos e Cidadania;
BLOCO C:
5.
Lei N° 9.795/99: Educação Ambiental: conteúdo: atualidades a “Crise Hibrida”;
6.
Lei Nº 9.503/97: Código Nacional de Trânsito- CTB: conteúdo: A
educação para o trânsito; “Falta de planejamento urbano, ordenamento do sistema viário e a ocorrência de acidentes”.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1-BLOCO A: Iniciação ao estudo da Sociologia e
evolução do Trabalho:
1. O conceito de Sociedade e Sociologia;
2. Imaginação sociológica: processo de socialização;
3. Sociologia como ciência da sociedade;
4. O conhecimento científico e conhecimento mítico;
5. O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
6. Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos
Clássicos;
7. O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes
sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período
feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
8. Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
9. Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade;
2 BLOCO B: Iniciação ao da Cultura e
Desigualdades Sociais
1. Conceitos e definição de Cultura; etnocentrismo, aculturação;
2.
A cultura no
Brasil:
a)
Os
imigrantes em Santa Catarina;
b)
Os
Negros no Brasil e em Santa Catarina;
c) Folclore:
tradição e transformação.
3.
A estrutura
Social e as Desigualdades:
1.
A
sociedade organizada por Castas
2.
A
sociedade organizada por estamentos;
3.
A
sociedade organizada por Classe ou elite;
4. As desigualdades
sociais no Brasil.
5. Solidariedade mecânica e orgânica; divisão social do trabalho
(Durkheim);
6. Dominação social (geral) e dominação social (Weber);
7. Alienação e ideologia (Marx);
3
BLOCO: Iniciação ao
estudo da Política, Democracia, Direitos e Cidadania:
Partidos
Políticos:
1.
O
que são partidos políticos;
2.
Historia
e formação dos partidos políticos;
3.
Ideologia
dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4. Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
5. Conceito de sociedade civil;
6. Direitos civis, políticos e sociais;
7. Cidadania hoje;
8.
Cidade
e as relações sociais.
Movimentos Sociais:
9. A greve como um movimento de reivindicação;
10. Movimentos sociais contemporâneos;
11.
Indígenas
e minorias étnicas;
5.
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.2
As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1.
Apresentação de conceitos de Sociologia;
2.
Exposição de uma situação problema;
3.
Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade;
5.4
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma
determinada sociedade”.
5.5
Filmes: A
Ilha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme); Tempos
Modernos (Charles Chaplin); Documentário a Fome no Brasil; Filme: Somos todos
Diferentes.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será
diagnóstica, processual,
formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos
incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como
recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de
Ensino” e a Resolução 183.
Critérios
de Avaliação:
A-
Avaliações quantitativas:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
B-
Avaliação qualitativa:
7.
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
8.
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
9.
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade
avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação
de nova avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARON, R. As Etapas do
Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CORTI,
Ana Pula (org.) Tempo, Espaço e cultura:
Ensino Médio: Educação de Jovens e Adultos. ed. São Paulo: Global, 2013. (Viver e Aprender).
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.
LAKATOS, E. M.; MARCONE, M.
de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012
Acesso em: 14 de Jan. 2014.
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia
para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.