terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA-CEJA-2015

PLANO DE CURSO DE SOCIOLOGIA-2015
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA
Disciplina: Sociologia
Professores: Lenir Rodrigues Minghetti
Curso: Ensino Médio
2. EMENTA
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.

3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

 3.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Expor a evolução do trabalho humano e suas mudanças;
2. Compreender o objeto de estudo da Sociologia da e cultura;
3. Compreender a relação da Sociologia com as outras ciências.

3.3 CCTT: CIÊNCIA, CULTURA, TECNOLOGIA E TRABALHO. 
Discussão de conteúdos das Leis:
BLOCO A:
1.      Lei  N° 11.645/08: Cultura Indígena: conteúdo: Cultura primitiva;
2.      Lei  N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana: conteúdo: A escravidão no Brasil;

BLOCO B:
3.    Lei  N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA: conteúdo: “Trabalho Infantil no Brasil”.
4.    Lei  Nº 10.741/03: Estatuto do Idoso: conteúdo: Direitos Humanos e Cidadania;

BLOCO C:
5.    Lei  N° 9.795/99: Educação Ambiental: conteúdo: atualidades a “Crise Hibrida”;
6.    Lei Nº 9.503/97: Código Nacional de Trânsito- CTB: conteúdo: A educação para o trânsito; “Falta de planejamento urbano, ordenamento do sistema viário e a ocorrência de acidentes”.


4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1-BLOCO A: Iniciação ao estudo da Sociologia e evolução do Trabalho:
1.      O conceito de Sociedade e Sociologia;
2.      Imaginação sociológica: processo de socialização;
3.      Sociologia como ciência da sociedade;
4.      O conhecimento científico e conhecimento mítico;
5.      O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
6.      Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos Clássicos;
7.      O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
8.      Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
9.      Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade;

2 BLOCO B:  Iniciação ao da Cultura e Desigualdades Sociais
1.      Conceitos e definição de Cultura; etnocentrismo, aculturação;
2.      A cultura no Brasil:
a)      Os imigrantes em Santa Catarina;
b)      Os Negros no Brasil e em Santa Catarina;
c)      Folclore: tradição e transformação.
3.      A estrutura Social e as Desigualdades:
1.      A sociedade organizada por Castas
2.      A sociedade organizada por estamentos;
3.      A sociedade organizada por Classe ou elite;
4.      As desigualdades sociais no Brasil.
5.      Solidariedade mecânica e orgânica; divisão social do trabalho (Durkheim);
6.      Dominação social (geral) e dominação social (Weber);
7.      Alienação e ideologia (Marx);


3 BLOCO: Iniciação ao estudo da Política, Democracia, Direitos e Cidadania:
  Partidos Políticos:
1.      O que são partidos políticos;
2.      Historia e formação dos partidos políticos;
3.      Ideologia dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.      Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
5.      Conceito de sociedade civil;
6.      Direitos civis, políticos e sociais;
7.      Cidadania hoje;
8.      Cidade e as relações sociais.
Movimentos Sociais:
9.      A greve como um movimento de reivindicação;
10.  Movimentos sociais contemporâneos;
11.  Indígenas e minorias étnicas;

5. METODOLOGIA

5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.2 As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade;

5.4 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.

5.5 Filmes: A Ilha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme); Tempos Modernos (Charles Chaplin); Documentário a Fome no Brasil; Filme: Somos todos Diferentes.

6. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e a Resolução 183.

Critérios de Avaliação:
A-    Avaliações quantitativas:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

B-    Avaliação qualitativa:
7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado;

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.

8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CORTI, Ana Pula (org.) Tempo, Espaço e cultura: Ensino Médio: Educação de Jovens e Adultos. ed. São Paulo: Global, 2013. (Viver e Aprender).

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de Jan. 2014.
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.