PLANO
DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professores:
Série: 3º ano
Curso: Ensino Médio
2. EMENTA
A
Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social
humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa
fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o
nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da
Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar
relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
3. OBJETIVOS
3.1
Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica
da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre
as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias
de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos
dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.
1.2 Objetivos
Específicos:
1. Relacionar os movimentos
sociais e os direitos da sociedade;
2. Compreender o que é política e
partidos políticos;
3. Compreender a relação da
Sociologia com os movimentos;
4. Conceituar direitos e deveres
do cidadão no hodierno.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade I: Direitos
e Cidadania:
1. Revisão de conteúdos ano anterior;
2. Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
3. Conceito de sociedade civil;
4. Direitos civis, políticos e sociais;
5. Cidadania hoje;
6.
Cidadania
e os direitos e deveres do cidadão no trânsito;
Unidade II: Movimentos
Sociais: conceituação
1. Migratórios;
2. Progressistas;
3. Conservacionistas ou de resistência;
4. Regressivos;
5. Expressivos;
6. Utópicos;
7. Reformistas;
8. Revolucionários.
2º BIMESTRE:
Unidade I: Movimentos Sociais:
1. A greve como um movimento de reivindicação;
2. Movimentos sociais contemporâneos;
3.
Indígenas
e minorias étnicas;
Unidade II: Movimentos
Sociais atuais:
4. Movimentos estudantis;
5. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
6. Movimento Feminista;
7. Movimento de Negros;
8. Movimento Hippie;
9. Movimento de Gêneros - GLBTS.
10. Movimento Ambiental;
11. Movimento dos Trabalhadores Sem Teto;
12. Movimento dos trabalhadores – greve;
3º BIMESTRE:
Unidade I: Partidos Políticos:
1.
O
que são partidos políticos;
2.
Historia
e formação dos partidos políticos;
3.
Ideologia
dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.
O
tecnicismo na organização e divulgação.
5.
Sindicato
e política:
6.
Sindicatos
e o novo sindicalismo, ações afirmativas no ensino superior, da sociedade civil
em prol do meio ambiente;
4º BIMESTRE:
Unidade I: Mudança e transformação Social:
1.
Mudança
social e sociologia: Auguste Comte; Karl Marx; Émile Durkheim; Max Weber;
2.
Modernização
e desenvolvimento; subdesenvolvimento e dependência;
3.
Revolução
e transformação social;
4.
Revoluções:
Inglesa; Mexicana; Rússia; Chinesa; Cubana;
5.
Mudança
e transformação social no Brasil: Revoluções: 1930; 1964;
6.
Mudanças
nos últimos anos;
7.
Temas
atuais: Violência: crime como desvio, crime organizado e segurança pública.
5.
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aulaexpositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.2
As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de
Sociologia;
2. Exposição de uma situação
problema;
3. Discussão sobre a importância
dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.
.
Discussão de conteúdos das Leis:
5.4
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma
determinada sociedade”.
5.5
Filmes: Tropade Elite; Olga; Zuzu Angel; Cidade de Deus. Documentário a Fome no Brasil; 12 de escravidão.
A avaliação será
diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação
da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação
paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político
Pedagógico da Instituição de Ensino”.
Critérios
de Avaliação:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
7.
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
8.
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
9.
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado.
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperaçãode notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde
acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova
avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia
para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas do
Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.; MARCONE, M.
de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Jan. 2014.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.