quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PLANO DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA- 3 série- 2015

PLANO DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição: 
Disciplina: Sociologia
Professores: 
Série: 3º ano
Curso: Ensino Médio
2. EMENTA
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

1.2  Objetivos Específicos:
1. Relacionar os movimentos sociais e os direitos da sociedade;
2. Compreender o que é política e partidos políticos;
3. Compreender a relação da Sociologia com os movimentos;
4. Conceituar direitos e deveres do cidadão no hodierno.

4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1º BIMESTRE:
Unidade I: Direitos e Cidadania:
1.      Revisão de conteúdos ano anterior;
2.      Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
3.      Conceito de sociedade civil;
4.      Direitos civis, políticos e sociais;
5.      Cidadania hoje;
6.      Cidadania e os direitos e deveres do cidadão no trânsito;

Unidade II: Movimentos Sociais: conceituação
1.      Migratórios;
2.      Progressistas;
3.      Conservacionistas ou de resistência;
4.      Regressivos;
5.      Expressivos;
6.      Utópicos;
7.      Reformistas;
8.      Revolucionários.

2º BIMESTRE:
Unidade I: Movimentos Sociais:
1.      A greve como um movimento de reivindicação;
2.      Movimentos sociais contemporâneos;
3.      Indígenas e minorias étnicas;
Unidade II: Movimentos Sociais atuais:
4.      Movimentos estudantis;
5.      Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
6.      Movimento Feminista;
7.      Movimento de Negros;
8.      Movimento Hippie;
9.      Movimento de Gêneros - GLBTS.
10.  Movimento Ambiental;
11.  Movimento dos Trabalhadores Sem Teto;
12.  Movimento dos trabalhadores – greve;

3º BIMESTRE:

Unidade I: Partidos Políticos:
1.      O que são partidos políticos;
2.      Historia e formação dos partidos políticos;
3.      Ideologia dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.      O tecnicismo na organização e divulgação. 
5.      Sindicato e política:
6.      Sindicatos e o novo sindicalismo, ações afirmativas no ensino superior, da sociedade civil em prol do meio ambiente;

4º BIMESTRE:
Unidade I: Mudança e transformação Social:
1.      Mudança social e sociologia: Auguste Comte; Karl Marx; Émile Durkheim; Max Weber;
2.      Modernização e desenvolvimento; subdesenvolvimento e dependência;
3.      Revolução e transformação social;
4.      Revoluções: Inglesa; Mexicana; Rússia; Chinesa; Cubana;
5.      Mudança e transformação social no Brasil: Revoluções: 1930; 1964;
6.      Mudanças nos últimos anos;
7.      Temas atuais: Violência: crime como desvio, crime organizado e segurança pública.

5. METODOLOGIA
5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aulaexpositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
5.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.
. Discussão de conteúdos das Leis:

5.4 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.




A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino”.

Critérios de Avaliação:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado.


A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperaçãode notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.


8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2010.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Jan. 2014.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.