quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PLANO DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2 SÉRIE-2015

PLANO DE CURSO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2015

1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição: 
Disciplina: Sociologia
Professores: 
Série: 2º ano
Curso: Ensino Médio
2. EMENTA
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.

3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

 3.2 Objetivos Específicos:
1.      Conceituar, descrever e expor os conceitos de Poder, Política e Estado;
2.      Descrever o fundador da Sociologia, Auguste Comte e as relações que a Sociologia estabeleceu com outras ciências sociais.
3.      Expor a teoria de Émile Durkheim, proporcionando a compreensão como a vida social condiciona algumas de suas ações e emoções e, como se forma o processo de socialização;
4.      Apresentar a teoria de Karl Marx, proporcionando a compreensão de como a economia influencia a vida em sociedade. Também expor a compreensão do significado do mundo do trabalho. Além disso, oportunizar compreensões a cerca do desemprego não como uma mera situação individual.
5.      Descrever a teoria de Max Weber, descrever o processo de burocratização é inerente à modernização. Com a teoria o aluno terá a oportunidade de compreender a relação entre mobilidade social e teoria sociológica.

4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1º BIMESTRE:
Unidade I: Capitalismo e Liberalismo
1.      Revisão de conteúdos ano anterior;
2.      Teoria do Estado: Poder, Politica;
3.      Noção, Definição de estado e nação;
4.      Sociedade Capitalista;
5.      Estado Absolutista; Liberal; Neoliberal;
6.      Ideologia burguesa e neoliberalismo
7.      Estado pluriétnico;
8.      Democracia nos limites do liberalismo;
9.      Autoritarismo no Brasil e na América do Sul.

2ºBIMESTRE:
Unidade II: Teorias Clássicas e interpretações:
1.      O pensamento de Durkheim;
2.      Coerção, suicídio e solidariedade;
3.      Socialização e processos sociais; contatos sociais, isolamento e interação social;
4.      Status, papel social e controle social;
5.      Fatos Sociais e sociedade orgânica e mecânica;
6.      Augusto Comte e Positivismo;
7.      A Lei dos três estágios: teológico; metafísico; positivo;
8.      Instituições sociais: família, religião e educação.

3ºBIMESTRE:
Unidade III: Teorias Clássicas e Interpretações: Max Weber;
1.      O estado na visão de Weber;
2.      Ação social: Max Weber;
3.      Sociedade e ações individuais;
4.      Tipos de dominação: legal, burocracia e carismática;
5.      O mundo desencantado;
6.      Divisão de poder: classes, status, partidos políticos;
7.      Organização social-capitalista e concepção histórica e crítica;

4º BIMESTRE: Teorias Clássicas e Interpretações: Karl Marx
1.      As contradições da sociedade capitalista de Marx;
2.      A dialética marxista;
3.      Materialismo histórico e materialismo dialético;
4.      Classe social: a luta de classes e o estado na visão de Marx;
5.      A “Mais Valia”;
6.      A divisão social do trabalho e alienação no processo de produção.

5. METODOLOGIA

5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aulaexpositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.
4. Discussão de conteúdos das Leis:

5.4 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.


6. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação serádiagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino”.

Critérios de Avaliação:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado.

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora
Saraiva, 2013.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Jan. 2014.


COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.