PLANO
BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA-2016
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professora: LenirRodrigues Minghetti
Série: 1º
ano
Bimestre:
1° bimestre
2.
EMENTA
A
Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social
humana, dos grupos e das sociedades. Tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo
inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em
sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois
pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A
sociologia se faz importante como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois
contribuem na formação do jovem não só com o conhecimento de dados
histórico-científicos, mas apurando seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
3.
OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral:
Possibilitar a
criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes
permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política,
econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a
compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas
práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da
Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de
SC, 2015).
3.2 Objetivos Específicos:
1. Relacionar o pensamento sociológico
a contextos históricos, favorecendo o questionamento crítico da realidade
social (BNCC, 2015);
2. Compreender os princípios que
tornam uma abordagem sociológica diferente do Senso Comum (BNCC, 2015);
3. Problematizar os fenômenos sociais
de modo à desnaturalizar modos de vida, valores e condutas sociais (BNCC, 2015);
4. Relacionar trajetórias individuais
a condicionantes e oportunidades decorrentes das formas de organização social (BNCC, 2015);
5. Problematizar processos de mudanças
de diferentes instituições sociais, tais como família, igrejas e escola (BNCC, 2015).
4.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1º BIMESTRE:
Unidade
I: Iniciação ao estudo dos conceitos de sociedade e Sociologia:
1.
O conceito de
sociedade e Sociologia;
2.
Constituição
histórica da Sociologia: Renascimento; Iluminismo; Revoluções Liberais França, Inglaterra
e Revolução Industrial;
3.
O conhecimento
científico e conhecimento mítico;
4.
Sociologia
como ciência e sociedade;
5.
O processo de
socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
6.
Formação de Grupos e Processos Sociais.
7.
Predecessores
da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos Clássicos;
8.
A sociologia
como componente curricular;
5.METODOLOGIA
DE ENSINO DE SOCIOLOGIA
Estratégias
de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
Discussão
de conteúdos das Leis:
a)
N°
9.795/99: Educação Ambiental;
b)
N°
10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)
N°
11.645/08: Cultura Indígena;
d)
N°
11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)
N° 10.741/03: Estatuto do Idoso;
Recursos
didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; Case:
estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de
campo.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÕES
A avaliação será
diagnóstica, processual,
formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos
incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como
recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de
Ensino” e a Resolução 183.
Critérios de
Avaliação:
6. 1 Avaliações
quantitativas
·
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos,
expondo-se de maneira correta através da escrita.
·
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
6.
2 Avaliações qualitativas
·
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
·
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
·
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS/NOTAS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação
de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde
acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova
avaliação.
8.REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI,
Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São
Paulo: Editora Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas do
Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.; MARCONE, M.
de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis, 2012.
Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012
Acesso em: 14 de
Jan. 2016.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.
Consulta
Legislação:
·
Base Nacional Comum Curricular-
BNCC .
·
Proposta Curricular de Santa Catarina 2015.
·
Orientação Curricular com Foco no que Ensinar
·
Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica.
®Como citar: MINGHETTI, Lenir Rodrigues. Planejamento de Sociologia. 2016. Disponível em: http://lenirminghetti.blogspot.com.br/.
®Como citar: MINGHETTI, Lenir Rodrigues. Planejamento de Sociologia. 2016. Disponível em: http://lenirminghetti.blogspot.com.br/.