PLANO
BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA-2016
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professora: LenirRodrigues Minghetti
Série: 1º
ano
Bimestre:
3° bimestre
2.
EMENTA
A Sociologia é uma
disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e
das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo
inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em
sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois
pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A sociologia se faz importante
como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois contribuem na formação do
jovem não só com o conhecimento de dados histórico-científicos, mas apurando
seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA
CURRICULAR de SC, 2015).
3.
OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral:
Possibilitar a
criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes
permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política,
econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a
compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas
práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da
Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de
SC, 2015).
3.2 Objetivos Específicos:
1.
Distinguir
as diferentes formas de localização social, como classe social e grupo de
prestigio social (BNCC, 2015);
2.
Identificar
as principais formas de estratificação das sociedades, tais como econômicas,
políticas, profissional ou social (BNCC,
2015);
3. Compreender as diferentes características da desigualdade
social no Brasil (BNCC, 2015);
4.
Compreender
as inter-relações existentes entre formas de estratificação social e identidades
culturais (BNCC, 2015);
4.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
3º
BIMESTRE:
Unidade
I: A estrutura Social e as Desigualdades:
1.
A
sociedade organizada por Castas
2.
A
sociedade organizada por estamentos;
3.
A
sociedade organizada por Classe ou elite;
4.
Pobreza:
condição de nascença; desgraça ou destino;
5.
As
desigualdades sociais no Brasil.
6.
População
e a nova ordem social;
7.
Homofobia e desigualdade social: Brasil de Fato: a
desigualdade social
e econômica.
Unidade II: Classes Sociais e as desigualdades
1.
Classes
sociais e relações de desigualdade e conflito;
2.
A
sociedade capitalista e as classes sociais;
3.
Classe
dominante e pensamento dominante.
5.METODOLOGIA
DE ENSINO DE SOCIOLOGIA
Estratégias
de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
Discussão
de conteúdos das Leis:
a)
N°
9.795/99: Educação Ambiental;
b)
N°
10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)
N°
11.645/08: Cultura Indígena;
d)
N°
11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)
N° 10.741/03: Estatuto do Idoso;
Recursos
didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; Case:
estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de
campo.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÕES
A avaliação será
diagnóstica, processual,
formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos
incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como
recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de
Ensino” e a Resolução 183.
Critérios
de Avaliação:
6. 1 Avaliações quantitativas
·
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
6. 2 Avaliações qualitativas
·
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
·
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
·
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE
CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade
avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação
de nova avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI,
Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São
Paulo: Editora Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas
do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.;
MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso
em: 14 de
Jan.
2016.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade.
São Paulo: ed. Moderna, 2010.
Consulta Legislação:
·
Base
Nacional Comum Curricular- BNCC.
·
Proposta
Curricular de Santa Catarina. 2015.
·
Orientação
Curricular com Foco no que Ensinar.
·
Diretrizes Curriculares Nacionais
da Educação Básica.
®Como citar: MINGHETTI, Lenir Rodrigues. Planejamento de Sociologia. 2016. Disponível em: http://lenirminghetti.blogspot.com.br/.
®Como citar: MINGHETTI, Lenir Rodrigues. Planejamento de Sociologia. 2016. Disponível em: http://lenirminghetti.blogspot.com.br/.