terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

PLANO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA-2016: Série: 3º ano, 4° bimestre



PLANO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA-2016
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professora: Lenir Rodrigues Minghetti
Série: 3º ano                                                                                                              
Curso: Ensino Médio
Bimestre: 4° bimestre
                                                                            2. EMENTA                                      
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A sociologia se faz importante como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois contribuem na formação do jovem não só com o conhecimento de dados histórico-científicos, mas apurando seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Possibilitar a criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política, econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).

 3.2 Objetivos Específicos:

·         Refletir sobre as formas de conhecimento produzidas na escola: a aceitação da diversidade biológica, sexual, cognitiva, cultural, étnica, territorial, dentre outras. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
·         Refletir sobre a ideia de diferenças de identidades constitutivas dos seres humanos, das suas organizações sociais, etnias, nacionalidades, gêneros, orientação sexual, religiosidades (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
·         Contextualizar sobre diversidades de grupos sociais, de identidades do ser social em sua singularidade que se constituem em espaços, em ambientes, em tempos históricos com características diversas (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).



4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

4º BIMESTRE: Atualidades em Sociologia
a)      Gênero: identidade de gênero; gênero na mídia; gênero, sexualidade e saúde reprodutiva; gênero e cidadania;
b)     Adolescências: juventude e participação; adolescências: vulnerabilidade e potencialidades; participação e controle social;
c)      Raças e etnias: preconceito e discriminação; a escola e a discriminação; diversidades e vulnerabilidades; mídia e racismo; desigualdades raciais e políticas de inclusão;
d)      Sexualidades e saúde reprodutiva: namoro ou amizade; gravidez; direitos sexuais e direitos reprodutivos; doenças sexualmente transmissíveis.


5. METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

5.1 Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
Discussão de conteúdos das Leis:
a)      N° 9.795/99: Educação Ambiental;
b)      N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)      N° 11.645/08: Cultura Indígena;
d)     N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)      10.741/03: Estatuto do Idoso;

5.1 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; Case: estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de campo.

6. PROCESSOS DE AVALIAÇÕES
A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e a Resolução 183.
Critérios de Avaliação:

6. 1 Avaliações quantitativas
·         Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·         Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·         Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·         Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·         Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·         Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

6. 2 Avaliações qualitativas

·         Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
·         Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
·         Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado;

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.


8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de Jan. 2016.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.

Consulta Legislação:
·           Base Nacional Comum Curricular- BNCC, 2015.
·           Proposta Curricular de Santa Catarina. 2015.
·           Orientação Curricular com Foco no que Ensinar.
·         Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.



®Como citar:  MINGHETTI, Lenir Rodrigues. Planejamento de Sociologia. 2016. Disponível em: http://lenirminghetti.blogspot.com.br/.