terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PLANO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA-2016. 2ano 4bimestre



PLANO BIMESTRAL DE SOCIOLOGIA-2016


1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Série: 2º ano                                                                                                              
Curso: Ensino Médio
Bimestre: 4° bimestre
                                                                            2. EMENTA                                      
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A sociologia se faz importante como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois contribuem na formação do jovem não só com o conhecimento de dados histórico-científicos, mas apurando seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Possibilitar a criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política, econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).

 3.2 Objetivos Específicos:
1.      Apresentar a teoria de Karl Marx, proporcionando a compreensão de como a economia influencia a vida em sociedade. Também expor a compreensão do significado do mundo do trabalho. Além disso, oportunizar compreensões a cerca do desemprego não como uma mera situação individual. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).

4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

4º BIMESTRE: Teorias Clássicas e Interpretações: Karl Marx
1.      As contradições da sociedade capitalista de Marx;
2.      A dialética marxista;
3.      Materialismo histórico e materialismo dialético;
4.      Classe social: a luta de classes e o estado na visão de Marx;
5.      A “Mais Valia”;
6.      A divisão social do trabalho e alienação no processo de produção.




5.METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

5.1 Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
Discussão de conteúdos das Leis:
a)      N° 9.795/99: Educação Ambiental;
b)      N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)      N° 11.645/08: Cultura Indígena;
d)     N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)      10.741/03: Estatuto do Idoso;

5.1 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; Case: estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de campo.

6. PROCESSOS DE AVALIAÇÕES

A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e a Resolução 183.
Critérios de Avaliação:

6. 1 Avaliações quantitativas
·         Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·         Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·         Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·         Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·         Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·         Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

6. 2 Avaliações qualitativas

·         Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
·         Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
·         Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado;

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.


8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de Jan. 2016.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.

Consulta Legislação:
·           Base Nacional Comum Curricular- BNCC, 2015.
·           Proposta Curricular de Santa Catarina. 2015.
·           Orientação Curricular com Foco no que Ensinar.
·         Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.


®Como citar:  MINGHETTI, Lenir Rodrigues. Planejamento de Sociologia. 2016. Disponível em: http://lenirminghetti.blogspot.com.br/.