PLANO BIMESTRAL
DE SOCIOLOGIA-2016
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professora: Lenir RodriguesMinghetti
Série: 2º ano
Bimestre: 4° bimestre
2.
EMENTA
A Sociologia é uma
disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e
das sociedades. É uma disciplina que tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo
inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em
sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois
pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A sociologia se faz importante
como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois contribuem na formação do
jovem não só com o conhecimento de dados histórico-científicos, mas apurando
seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA
CURRICULAR de SC, 2015).
3.
OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral:
Possibilitar a
criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes
permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política,
econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a
compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas
práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da
Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de
SC, 2015).
3.2 Objetivos Específicos:
1.
Apresentar a teoria de Karl Marx,
proporcionando a compreensão de como a economia influencia a vida em sociedade.
Também expor a compreensão do significado do mundo do trabalho. Além disso,
oportunizar compreensões a cerca do desemprego não como uma mera situação
individual. (PROPOSTA
CURRICULAR de SC, 2015).
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
4º BIMESTRE: Teorias Clássicas e Interpretações: Karl Marx
1.
As
contradições da sociedade capitalista de Marx;
2.
A
dialética marxista;
3.
Materialismo
histórico e materialismo dialético;
4.
Classe
social: a luta de classes e o estado na visão de Marx;
5.
A
“Mais Valia”;
6.
A
divisão social do trabalho e alienação no processo de produção.
5.METODOLOGIA
DE ENSINO DE SOCIOLOGIA
Estratégias
de Ensino e Aprendizagem:
5.1
Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo
proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos
alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de
solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham –
experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados
com maior profundidade durante a aula.
Discussão
de conteúdos das Leis:
a)
N°
9.795/99: Educação Ambiental;
b)
N°
10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)
N°
11.645/08: Cultura Indígena;
d)
N°
11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)
N° 10.741/03: Estatuto do Idoso;
5.1
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; Case:
estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de
campo.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÕES
A avaliação será
diagnóstica, processual, formativa,
cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos
nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações
descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e a
Resolução 183.
Critérios
de Avaliação:
6. 1 Avaliações quantitativas
·
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
6. 2 Avaliações qualitativas
·
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
·
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
·
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE
CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade
avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação
de nova avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI,
Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São
Paulo: Editora Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas
do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.;
MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso
em: 14 de Jan. 2016.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.
Consulta Legislação:
·
Base
Nacional Comum Curricular- BNCC, 2015.
·
Proposta
Curricular de Santa Catarina. 2015.
·
Orientação
Curricular com Foco no que Ensinar.
·
Resolução
nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Básica.