segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Planejamento Anual de Ensino Religioso: 6°; 7°; 8° e 9° ano


 

1-IDENTIFICAÇÃO

Instituições:
Disciplina: Ensino Religioso
Professora: Lenir Rodrigues Minghetti
Curso: Ensino Fundamental

                                                                            2. EMENTA                                      
O Ensino Religioso é componente curricular na Educação Básica e de importância para a formação do cidadão e para seu pleno desenvolvimento como pessoa, propondo o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, através de um caráter ecumênico, garantindo o acesso a conhecimentos que promovam a educação do senso religioso, respeitando-se as diferentes culturas.


3. ENSINO RELIGIOSO: 6° ANO
Objetivo do Ensino Religioso do 6° Ano: Propiciar ao educando o conhecimento da formação da ideia do Transcendente na evolução da estrutura religiosa, percebendo-a como ideia orientadora e referente para a vida.
Objetivos específicos do Ensino Religioso do 6° Ano:
a)      Compreender os principais conceitos que norteiam a disciplina de Ensino Religioso e identificar como o sagrado é vivenciado na vida.
b)      Compreender a importância dos valores éticos e morais das Tradições Religiosas.
c)      Compreender que a partir dos contextos culturais surgem diversas ideias sobre o Transcendente.

Conceitos do Ensino Religioso do 6° Ano: Divindade(s), Espaços e territórios Sagrados, Espiritualidades, Mística.
Conteúdos Bimestrais

1º BIMESTRE: A RELIGIÃO / IDEIAS DE DIVINDADES
a)       Definição de religião e religiosidade
b)       Construção das ideias de divindade(s) no tempo e no espaço.
c)      Ideias de divindade(s) nos textos sagrados orais e escritos.

2º BIMESTRE: ESPAÇOS E TEMPOS SAGRADOS
a)      Os espaços e territórios sagrados das diferentes tradições religiosas.
b)      Os espaços e territórios sagrados e práticas religiosas.

3º BIMESTRE: PRÁTICAS RELIGIOSAS
a)      As práticas religiosas e relação com a(s) divindade(s).
b)      Espiritualidades, ritos e símbolos realizados/ presentes nos espaços e territórios sagrados.

4º BIMESTRE: SÍMBOLOS RELIGIOSOS
a)      Espiritualidades, ritos e símbolos realizados/ presentes nos espaços e territórios sagrados.
b)      Mística e espiritualidades nas tradições religiosas.
c)      Os símbolos e seus significados nas tradições religiosas:
·         Cristianismo: A Cruz de Cristo;
·         Taoismo: Yin e yang;
·         Budismo: Roda da Lei é o símbolo;
·         Judaísmo: Estrela de Davi;
·         Islamismo: Lua crescente;
·         Hinduísmo: OM - o som sagrado

3.1 ENSINO RELIGIOSO:   ANO
Objetivo do Ensino Religioso do Ano: Propiciar ao educando o conhecimento da evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como ideologias religiosas que perpassam as redações dos textos sagrados e orais e aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
Objetivos específicos do Ensino Religioso do 7° Ano:
a)      Conceituar e identificar as diferentes noções de cultura e Tradições Religiosas e perceber que os mitos são construídos a partir de um contexto cultural e social.
b)      Perceber a formação histórica da ideia do Transcendente no tempo e no espaço e como as ideologias religiosas chegam a determinar verdades.
c)      Compreender o contexto sócio- cultural- religioso dos textos sagrados e perceber verdades neles contidas como experiência mística de um povo.
Conceitos do Ensino Religioso do Ano: Crenças, ideologias, Ethos, Mitos,
Ritos, Símbolos, doutrinas.
Conteúdos Bimestrais

1º BIMESTRE: RELIGIÃO E TRADIÇÕES RELIGIOSAS
a)      Contexto e evolução das tradições religiosas no decorrer dos tempos.
·         Religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo, islamismo;
·         Religiões da Ásia Oriental: confucionismo, taoismo, budismo mahayana e xintoísmo;
·         Religiões da Índia: hinduísmo, jainismo, budismo e siquismo;
·         Religiões africanas: religiões dos povos tribais da África Negra;

2º BIMESTRE: CRENÇAS E IDEOLOGIAS RELIGIOSAS
a)      Construção das crenças e ideologias religiosas no tempo e no espaço.
b)      Função social das crenças e ideologias religiosas.
c)      Crenças: a crença religiosa baseia-se em sentimentos pessoais ex. “milagre divino”;
d)     Ideologias: grupos, relações sociais, livre escolha de religião;

3º BIMESTRE: RITOS RELIGIOSOS
a)      Os ritos e seus significados nas tradições religiosas.
b)      Os ritos e a relação com a(s) divindade(s).
c)      Ritos de sacrifício; Ritos de passagem; Ritos de fortalecimento; Ritos relacionados com os alimentos.

4º BIMESTRE: MITOS E NARRATIVAS SAGRADAS
a)      Mitos: Mitos de origem: povos antigos, criacionismo e evolucionismo.
b)      Lideres de Religiões e culturas: Maomé, Gandhi, Luter-King, D. Helder Camara, Madre Tereza de Calcutá, etc.

3.2 ENSINO RELIGIOSO: 8° ANO
Objetivo do Ensino Religioso do Ano: Propiciar ao Educando o conhecimento do Sentido da Vida sustentado pelas crenças, doutrinas e métodos de relacionamento com o Transcendente, com os outros, com o mundo e consigo mesmo.
Objetivos específicos do Ensino Religioso do 8° Ano:
a)      Perceber a importância das Práticas religiosas e os limites éticos no cotidiano.
b)     Expressar o respeito pelos diferentes ritos e compreender as normas de convivência, respeitando a alteridade.
c)     Compreender a atitude do ser humano frente ao universo religioso.
d)     Conceitos do Ensino Religioso do Ano: Ethos, Religiosidade/ Transcendência,
Liderança Religiosa, Sentido da Vida.

Conteúdos Bimestrais

1º BIMESTRE: ÉTICA NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
a)      Ética e tradições religiosas.
b)      Fundamentação dos limites éticos nas tradições religiosas.
c)      Ética do Xamanismo; Ética do Budismo; Ética do Judaísmo; Ética do Xintoísmo; Ética do Taoismo; Ética do Cristianismo; Ética do Islamismo; Ética do Jainismo; Ética do Confucionismo.

2º BIMESTRE: ÉTICA E MORAL NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO
a)      Orientações, normas e limites éticos das tradições religiosas.
b)      As determinações das tradições religiosas no processo de (des) humanização.
c)      O paraíso: projeto divino; pecado original. Desumanização: ódio, violência; inveja; agressividade; conflitividade.

3º BIMESTRE: DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE RELIGIOSA
a)      Os direitos humanos perpassam as tradições religiosas.
b)      A história dos Direitos Humanos; A concepção a história na raiz dos Direitos humanos. Igualdade, fraternidade e liberdade.

4º BIMESTRE: LÍDERES RELIGIOSOS
a)      Os líderes religiosos e as tradições.
·         Cristianismo: Os líderes religiosos do cristianismo;
·         Judaísmo: Os líderes religiosos do Judaísmo;
·         Islamismo: Os líderes religiosos do Islamismo;
·         Hinduísmo: Os líderes religiosos do Hinduísmo;
·         Budismo: Os líderes religiosos do Budismo.

3.3 ENSINO RELIGIOSO: 9° ANO
Objetivo do Ensino Religioso do Ano: Proporcionar ao educando o conhecimento das possíveis respostas dadas à vida além-morte, pelas Tradições Religiosas, como orientadoras das crenças, normas e atitudes éticas dos fiéis, o que deve conduzi-lo ao estabelecimento de compromissos sociais solidários.

Objetivos específicos do Ensino Religioso do 9° Ano:
a)      Conhecer as definições de sentido da vida, verdade das Tradições Religiosas e identificar suas influências.
b)      Identificar os limites éticos e morais presentes na família, na comunidade, nas Tradições Religiosas e as experiências religiosas relacionadas a finitude humana.
c)      Compreender que o sentido da vida é perpassado pelo sentido da vida além morte.

Conceitos do Ensino Religioso do 9° Ano: Corporeidade, Religiosidade/Transcendência, Sentido da Vida, Crenças, Doutrinas, Valores e Limites ético.

Conteúdos Bimestrais

1º BIMESTRE: RELIGIÃO / CONCEPÇÃO DE SER HUMANO
a)      Concepções de corpo, gênero e sexualidade nas tradições religiosas: politeístas, panteístas, deístas e monoteístas;
b)      Situações limites e busca do translimite: dogmas e tabus, normal e anormal; normas, valores, moral, condutas, regras, veneração, devoção, obediência, oração, o amor.

2º BIMESTRE: FINITUDE HUMANA
a)      Finitude humana e transcendência: as respostas elaboradas para a vida além da morte nas diversas tradições e/ou manifestações religiosas e sua relação com o sagrado
b)      As práticas/vivências religiosas e a busca de superação da finitude.
c)      Religiões X Seitas.

3º BIMESTRE: MORTE
a)      A morte como geradora de sentido e promotora de cultura.
b)      A morte através dos tempos e os ritos mortuários.

4º BIMESTRE: VIDA ALÉM-MORTE
a)      As ideias de imortalidade: ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição.
b)      Ideias de imortalidade.
c)      Livros Sagrados: Cristianismo: Confucionismo; Islamismo; Judaísmo;  Taoísmo;  Zoroastrismo.

4.    METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO

Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
Discussão de conteúdos das Leis:
a)      N° 9.795/99: Educação Ambiental;
b)      N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)      N° 11.645/08: Cultura Indígena;
d)     N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)      10.741/03: Estatuto do Idoso;

Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; Case: estudo de caso das diferentes religiões; Filmes, documentários e trabalho de campo.

5. PROCESSOS DE AVALIAÇÕES

A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e a Resolução 183.
De acordo com os PCNER, (1997, p. 42), a avaliação do processo ensino-aprendizagem interpõem-se aos objetivos, os conteúdos e à prática educativa e acontece no decorrer das seguintes etapas:
1.      Avaliação inicial: Investigativa;
2.      Avaliação Formativa: Formal e sistemática, abrangendo a avaliação dos conteúdos significativos e que levem ao conhecimento.
3.     Avaliação final: Consiste na aferição dos resultados de todo o período de aprendizagem, de acordo com os objetivos. Nessa etapa, se avaliam alguns conteúdos essenciais e se determina os novos a eles relacionados para serem ensinados.

6.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliações quantitativas:

·         Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·         Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·         Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·         Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·         Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·         Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

Avaliações qualitativas:

·         Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
·         Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
·         Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado


7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.


8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2, de 19 de
Fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em <<
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>>.

 _____, Lei n. 9.475, de 22 de Julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 22 de julho de 1997, 176º da Independência e 109º da República. Disponível em: <<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm>>.

FONAPER (FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO).
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. SP: Mundo Mirim, 2009. OLENIKI, M. L. R.; DALDEGAN, V. M. Encantar: uma prática pedagógica no Ensino
Religioso. RJ: Vozes, 2003.

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.
Proposta Curricular de Santa Catarina: Implementação do Ensino Religioso - Ensino
Fundamental. Florianópolis-SC: SED, 2001
_____, Orientação Curricular com Foco No Que Ensinar: Conceitos E Conteúdos Para
A Educação Básica (Documento Preliminar). Florianópolis-SC: SED, 2011.

CONSULTA LEGISLAÇÃO:
·           Base Nacional Comum Curricular/ BNCC/2015.
·           Proposta Curricular de Santa Catarina/2015.
·           Orientação Curricular com Foco no que Ensinar/2015.
·           Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.