1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro
de Educação de Jovens e Adultos - CEJA-
Disciplina: Sociologia
Professora: Lenir
Rodrigues Minghetti
Curso: Ensino
Médio
2.
EMENTA
A
Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social
humana, dos grupos e das sociedades. Tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo
inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em
sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois
pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A
sociologia se faz importante como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois
contribuem na formação do jovem não só com o conhecimento de dados
histórico-científicos, mas apurando seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
3.
OBJETIVO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
3.1 Objetivo Geral:
Possibilitar a
criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes
permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política,
econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a
compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas
práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da
Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de
SC, 2015).
4. BLOCO A
Objetivos Específicos: Bloco A:
1.
Relacionar o pensamento sociológico a
contextos históricos, favorecendo o questionamento crítico da realidade social
(BNCC, 2015);
2.
Compreender os princípios que tornam uma
abordagem sociológica diferente do Senso Comum (BNCC, 2015);
3.
Problematizar os fenômenos sociais de modo à
desnaturalizar modos de vida, valores e condutas sociais (BNCC, 2015);
4.
Relacionar trajetórias individuais a
condicionantes e oportunidades decorrentes das formas de organização social (BNCC, 2015);
5.
Problematizar processos de mudanças de
diferentes instituições sociais, tais como família, igrejas e escola (BNCC, 2015);
6.
Compreender
a perspectiva socioantropológica sobre sexo, sexualidade e gênero (BNCC, 2015);
7.
Problematizar
as relações entre padrões de consumo e posições sociais (BNCC, 2015);
8.
Compreender
a divisão social do trabalho e a coexistência de diferentes relações sociais de
produção (BNCC, 2015);
9.
Problematizar
a divisão de classes no mundo de produção capitalista, a divisão de trabalho
segundo sexo e as implicações para as relações de gênero e a divisão de
trabalho segundo cor, raça ou etnia (BNCC,
2015);
10. Entender as relações entre trabalho, consumo e cidadania (BNCC, 2015).
11. Distinguir as diferentes formas de localização social, como classe
social e grupo de prestigio social (BNCC,
2015);
4.1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1-BLOCO A: Iniciação ao estudo da
Sociologia e evolução do Trabalho:
1.
O conceito de Sociedade
e Sociologia;
2.
Imaginação
sociológica: processo de socialização;
3.
Sociologia
como ciência da sociedade;
4.
O conhecimento
científico e conhecimento mítico;
5.
O processo de
socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
6.
Predecessores
da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos Clássicos;
7.
O conceito de
trabalho e sua evolução histórica nas diferentes sociedades: na sociedade
tribal; na sociedade escrava; no período feudal-servidão e na sociedade moderna
capitalista;
8.
Propriedades e
meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
9.
Trabalho e
humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade.
5. BLOCO B
Objetivos Específicos: Bloco B:
1.
Descrever
o fundador da Sociologia, Auguste Comte e as relações que a Sociologia
estabeleceu com outras ciências sociais.
(PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
2.
Identificar
as principais formas de estratificação das sociedades, tais como econômicas,
políticas, profissional ou social (BNCC,
2015);
3.
Compreender
as diferentes características da desigualdade social no Brasil (BNCC, 2015);
4.
Compreender
as inter-relações existentes entre formas de estratificação social e
identidades culturais (BNCC, 2015);
5.
Reconhecer
os principais marcadores sociais que constituem a diversidade cultural, tais
como cor/raça, religião, região do país, entre outros; (BNCC, 2015);
6.
Problematizar
as relações éticas e raciais e seus desdobramentos na estrutura desigual da
sociedade brasileira (BNCC, 2015);
7.
Problematizar
a indústria cultural, as disputas entre ideologia, visões de mundo, utopias e
interesses variados na produção de artefatos da cultura de massa (BNCC, 2015).
8.
Expor
a teoria de Émile Durkheim, proporcionando a compreensão como a vida social
condiciona algumas de suas ações e emoções e, como se forma o processo de
socialização; (PROPOSTA
CURRICULAR de SC, 2015).
9.
Descrever
a teoria de Max Weber, descrever o processo de burocratização é inerente à
modernização. Com a teoria o aluno terá a oportunidade de compreender a relação
entre mobilidade social e teoria sociológica. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
10.
Apresentar
a teoria de Karl Marx, proporcionando a compreensão de como a economia
influencia a vida em sociedade. Também expor a compreensão do significado do
mundo do trabalho. Além disso, oportunizar compreensões a cerca do desemprego
não como uma mera situação individual.
(PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
5.1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
2- BLOCO B: Iniciação ao da Cultura e
Desigualdades Sociais
1.
Conceitos e
definição de Cultura; etnocentrismo, aculturação;
2.
A
cultura no Brasil:
a) Os
imigrantes em Santa Catarina;
b) Os
Negros no Brasil e em Santa Catarina;
c) Folclore:
tradição e transformação.
3.
A
estrutura Social e as Desigualdades:
1. A
sociedade organizada por Castas
2. A
sociedade organizada por estamentos;
3. A
sociedade organizada por Classe ou elite;
4.
As desigualdades sociais no Brasil.
5.
Solidariedade
mecânica e orgânica; divisão social do trabalho (Durkheim);
6.
Dominação
social (geral) e dominação social (Weber);
7.
Alienação e
ideologia (Marx).
6. BLOCO C
Objetivos Específicos: Bloco B:
1.
Conceituar,
descrever e expor os conceitos de Poder, Política e Estado. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
2.
Reconhecer as diferentes formas de exercício
do poder e de dominação (BNCC, 2015);
3.
Identificar as diferentes formas de
organização do poder no Estado e as relações entre as esferas públicas e
privadas no Estado Moderno (BNCC, 2015);
4.
Refletir sobre a noção de ideologia como
instrumento de poder e construção social (BNCC, 2015);
5.
Compreender
o princípio da divisão dos poderes e a organização dos sistemas partidário e
eleitoral do Estado brasileiros (BNCC,
2015);
6. Conhecer e problematizar as ações coletivas, os movimentos sociais, e as
diferentes formas de manifestações sociais diferenciando-as no tempo e no
espaço como processos sociais complexos que se ligam a projetos de conservação
ou de mudanças sociais e políticas (BNCC,
2015);
7. Compreender
a relação da Sociologia com os movimentos (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015);
8. Refletir a respeito dos movimentos sociais
contemporâneos;
9.
Compreender as diferentes formas de participação
da sociedade civil na construção de uma sociedade democrática (BNCC, 2015);
10. Compreender as possibilidades, as
potencialidades e as tensões entre direitos e deveres da cidadania e suas
formas de participação direta e indireta (BNCC, 2015).
6.1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
3-
BLOCO:
Iniciação ao estudo da Política, Democracia,
Direitos e Cidadania:
Partidos Políticos:
1. O
que são partidos políticos;
2. Historia
e formação dos partidos políticos;
3. Ideologia
dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.
Direitos
sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
5.
Conceito de
sociedade civil;
6.
Direitos
civis, políticos e sociais;
7.
Cidadania
hoje;
8. Cidade
e as relações sociais.
Movimentos Sociais:
9.
A greve como
um movimento de reivindicação;
10. Movimentos sociais contemporâneos;
11. Indígenas
e minorias étnicas.
7.METODOLOGIA
DE ENSINO DE SOCIOLOGIA
Estratégias
de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
Discussão
de conteúdos das Leis:
a)
N°
9.795/99: Educação Ambiental;
b)
N°
10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)
N°
11.645/08: Cultura Indígena;
d)
N°
11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)
N° 10.741/03: Estatuto do Idoso;
Recursos
didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; Case:
estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de
campo.
8.
PROCESSOS DE AVALIAÇÕES
A avaliação será
diagnóstica, processual,
formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos
incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como
recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de
Ensino” e a Resolução 183.
Critérios
de Avaliação:
8.1
Avaliações quantitativas
·
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação,
a responsabilidade e solidariedade.
·
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
8.2
Avaliações qualitativas
·
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
·
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
·
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado
9. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos
na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade
avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação
de nova avaliação.
10.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI,
Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São
Paulo: Editora Saraiva, 2015.
LEONIR, Jacir. Sociologia:
livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas
do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.;
MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso
em: 14 de Jan. 2016.
COSTA,
Cristina. Introdução à Ciência da
Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.
Consulta Legislação:
·
Base
Nacional Comum Curricular- BNCC, 2015.
·
Proposta
Curricular de Santa Catarina. 2015.
·
Orientação
Curricular com Foco no que Ensinar.
·
Resolução
nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Básica.