segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Planejamento Anual de Sociologia: Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA



1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA-
Disciplina: Sociologia
Professora: Lenir Rodrigues Minghetti
Curso: Ensino Médio
                                                                               2. EMENTA                                      
A Sociologia é uma disciplina que tem por objetivo o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. Tem uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo inquietante, uma vez que o objeto de estudo é o nosso próprio comportamento em sociedade. Desta forma, a abrangência da Sociologia é extremamente ampla, pois pode estudar relações entre pequenos grupos ou processos sociais globais.
“A sociologia se faz importante como disciplina obrigatória no Ensino Médio, pois contribuem na formação do jovem não só com o conhecimento de dados histórico-científicos, mas apurando seu senso crítico e de questionamento.” (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
3. OBJETIVO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

3.1 Objetivo Geral: Possibilitar a criação de condições para que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam analisar, compreender e posicionar-se diante da realidade política, econômica, social, cultural e religiosa em que estão inseridos, bem como a compreensão da complexidade do mundo atual e seus reflexos na vivência e nas práticas do estudante, para o que contribuem significativamente os conceitos da Sociologia em suas diferentes correntes sociológicas (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).

4. BLOCO A

Objetivos Específicos: Bloco A:
1.      Relacionar o pensamento sociológico a contextos históricos, favorecendo o questionamento crítico da realidade social (BNCC, 2015);
2.      Compreender os princípios que tornam uma abordagem sociológica diferente do Senso Comum (BNCC, 2015);
3.      Problematizar os fenômenos sociais de modo à desnaturalizar modos de vida, valores e condutas sociais (BNCC, 2015);
4.      Relacionar trajetórias individuais a condicionantes e oportunidades decorrentes das formas de organização social (BNCC, 2015);
5.      Problematizar processos de mudanças de diferentes instituições sociais, tais como família, igrejas e escola (BNCC, 2015);
6.      Compreender a perspectiva socioantropológica sobre sexo, sexualidade e gênero (BNCC, 2015);
7.      Problematizar as relações entre padrões de consumo e posições sociais (BNCC, 2015);
8.      Compreender a divisão social do trabalho e a coexistência de diferentes relações sociais de produção (BNCC, 2015);
9.      Problematizar a divisão de classes no mundo de produção capitalista, a divisão de trabalho segundo sexo e as implicações para as relações de gênero e a divisão de trabalho segundo cor, raça ou etnia (BNCC, 2015);
10.  Entender as relações entre trabalho, consumo e cidadania (BNCC, 2015).
11.  Distinguir as diferentes formas de localização social, como classe social e grupo de prestigio social (BNCC, 2015);

4.1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1-BLOCO A: Iniciação ao estudo da Sociologia e evolução do Trabalho:
1.      O conceito de Sociedade e Sociologia;
2.      Imaginação sociológica: processo de socialização;
3.      Sociologia como ciência da sociedade;
4.      O conhecimento científico e conhecimento mítico;
5.      O processo de socialização: as relações entre o indivíduo e a sociedade;
6.      Predecessores da Sociologia; Fundadores da Sociologia e os Teóricos Clássicos;
7.      O conceito de trabalho e sua evolução histórica nas diferentes sociedades: na sociedade tribal; na sociedade escrava; no período feudal-servidão e na sociedade moderna capitalista;
8.      Propriedades e meios de produção: artesanal, manufatura e maquinofatura;
9.      Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade.

5. BLOCO B
Objetivos Específicos: Bloco B:
1.      Descrever o fundador da Sociologia, Auguste Comte e as relações que a Sociologia estabeleceu com outras ciências sociais. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
2.      Identificar as principais formas de estratificação das sociedades, tais como econômicas, políticas, profissional ou social (BNCC, 2015);
3.      Compreender as diferentes características da desigualdade social no Brasil (BNCC, 2015);
4.      Compreender as inter-relações existentes entre formas de estratificação social e identidades culturais (BNCC, 2015);
5.      Reconhecer os principais marcadores sociais que constituem a diversidade cultural, tais como cor/raça, religião, região do país, entre outros; (BNCC, 2015);
6.      Problematizar as relações éticas e raciais e seus desdobramentos na estrutura desigual da sociedade brasileira (BNCC, 2015);
7.      Problematizar a indústria cultural, as disputas entre ideologia, visões de mundo, utopias e interesses variados na produção de artefatos da cultura de massa (BNCC, 2015).
8.      Expor a teoria de Émile Durkheim, proporcionando a compreensão como a vida social condiciona algumas de suas ações e emoções e, como se forma o processo de socialização; (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
9.      Descrever a teoria de Max Weber, descrever o processo de burocratização é inerente à modernização. Com a teoria o aluno terá a oportunidade de compreender a relação entre mobilidade social e teoria sociológica. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
10.  Apresentar a teoria de Karl Marx, proporcionando a compreensão de como a economia influencia a vida em sociedade. Também expor a compreensão do significado do mundo do trabalho. Além disso, oportunizar compreensões a cerca do desemprego não como uma mera situação individual. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).

5.1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

2- BLOCO B:  Iniciação ao da Cultura e Desigualdades Sociais
1.      Conceitos e definição de Cultura; etnocentrismo, aculturação;
2.      A cultura no Brasil:
a)      Os imigrantes em Santa Catarina;
b)      Os Negros no Brasil e em Santa Catarina;
c)      Folclore: tradição e transformação.
3.      A estrutura Social e as Desigualdades:
1.      A sociedade organizada por Castas
2.      A sociedade organizada por estamentos;
3.      A sociedade organizada por Classe ou elite;
4.      As desigualdades sociais no Brasil.
5.      Solidariedade mecânica e orgânica; divisão social do trabalho (Durkheim);
6.      Dominação social (geral) e dominação social (Weber);
7.      Alienação e ideologia (Marx).

6. BLOCO C
Objetivos Específicos: Bloco B:

1.      Conceituar, descrever e expor os conceitos de Poder, Política e Estado. (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015).
2.      Reconhecer as diferentes formas de exercício do poder e de dominação (BNCC, 2015);
3.      Identificar as diferentes formas de organização do poder no Estado e as relações entre as esferas públicas e privadas no Estado Moderno (BNCC, 2015);
4.      Refletir sobre a noção de ideologia como instrumento de poder e construção social (BNCC, 2015);
5.       Compreender o princípio da divisão dos poderes e a organização dos sistemas partidário e eleitoral do Estado brasileiros (BNCC, 2015);
6.      Conhecer e problematizar as ações coletivas, os movimentos sociais, e as diferentes formas de manifestações sociais diferenciando-as no tempo e no espaço como processos sociais complexos que se ligam a projetos de conservação ou de mudanças sociais e políticas (BNCC, 2015);
7.      Compreender a relação da Sociologia com os movimentos (PROPOSTA CURRICULAR de SC, 2015);
8.      Refletir a respeito dos movimentos sociais contemporâneos;
9.      Compreender as diferentes formas de participação da sociedade civil na construção de uma sociedade democrática (BNCC, 2015);
10.  Compreender as possibilidades, as potencialidades e as tensões entre direitos e deveres da cidadania e suas formas de participação direta e indireta (BNCC, 2015).

6.1 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

3- BLOCO: Iniciação ao estudo da Política, Democracia, Direitos e Cidadania:
  Partidos Políticos:
1.      O que são partidos políticos;
2.      Historia e formação dos partidos políticos;
3.      Ideologia dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.      Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
5.      Conceito de sociedade civil;
6.      Direitos civis, políticos e sociais;
7.      Cidadania hoje;
8.      Cidade e as relações sociais.
Movimentos Sociais:
9.      A greve como um movimento de reivindicação;
10.  Movimentos sociais contemporâneos;
11.  Indígenas e minorias étnicas.

7.METODOLOGIA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
Discussão de conteúdos das Leis:
a)      N° 9.795/99: Educação Ambiental;
b)      N° 10.639/03: Cultura Afro-brasileira e africana;
c)      N° 11.645/08: Cultura Indígena;
d)     N° 11.525/07: Estatuto da Criança e Adolescente-ECA;
e)      10.741/03: Estatuto do Idoso;

Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; Case: estudo de caso das diferentes sociedades; Filmes, documentários e trabalho de campo.

8. PROCESSOS DE AVALIAÇÕES

A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino” e a Resolução 183.
Critérios de Avaliação:

8.1 Avaliações quantitativas
·         Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
·         Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
·         Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
·         Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
·         Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
·         Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.

8.2 Avaliações qualitativas

·         Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
·         Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
·         Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado


9. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da Sociologia embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.


10.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de Jan. 2016.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.

Consulta Legislação:
·           Base Nacional Comum Curricular- BNCC, 2015.
·           Proposta Curricular de Santa Catarina. 2015.
·           Orientação Curricular com Foco no que Ensinar.
·         Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.