A cultura divide-se em dois aspectos que compõem-na: a cultura material e a cultura imaterial. A cultura material envolve a parte concreta desta, e é fabricada pelos homens com materiais concretos, portanto exige um certo grau de tecnologia, e também produtos, técnicas, construções, normas e costumes que regulamentam sua utilização.
Fazem parte dela os rituais, os cultos, os objetos sagrados (como imagens, objetos dos rituais, textos sagrados, entre outros), oferendas, manifestações, santuários, lugares sagrados, instrumentos, vestes, casas, artes plásticas, etc.
Já a cultura imaterial, que envolve a parte espiritual desta, é intangível, não é feita de substâncias materiais, e têm seus conhecimentos tomados como reais e verdadeiros por todos os membros da sociedade.
Fazem parte dela as crenças, a fé, as orações, as preces, os valores, os hábitos, os conhecimentos, as normas, os costumes, as idéias, os comportamentos, as aptidões, os significados, entre outras coisas.
Por Anaiz.http://grupometispallasathena.wordpress.com/category/conceito-de-cultura/
existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta,
tradições e heranças fisicas e biologicas, bem como a forma como as
sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de
religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc.
• O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias,
características ou elementos diferentes entre si, em determinado
assunto, situação ou ambiente.
• Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras
morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá
sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo
humano em um território e num determinado período.
Cultura Material
• Numa definição mais clássica, a cultura material pode
assim ser entendida como o conjunto de artefatos criados
pelo homem, combinando matérias-primas e tecnologia, o
qual se distingue das estruturas fixas pelo seu caráter
móvel.
• A noção de cultura material, que, em princípio, se aplicaria
apenas a objetos isolados, poderá ser alargada de forma a
abranger quase todas as produções humanas, levando a
que alguns estudiosos considerem a história da tecnologia,
os estudos de folclore, a antropologia cultural, a
arqueologia histórica, a geografia cultural e mesmo a
história da arte como sub-campos de estudos de cultura
material.
Cultura Imaterial
• A cultura imaterial é o conhecimento que não foi ensinado por meio
de livros, registros formais ou ensinamentos sistemáticos, mas sim,
o conhecimento transmitido na prática, na forma oral ou por meio
de gestos, de geração para geração. Tradição e transmissão de
conhecimento são fatores essenciais para a continuidade da cultura
intangível, também chamada de cultura imaterial, e para a construção
da identidade um grupo, povo ou nação.
• O patrimônio cultural de um povo não é composto apenas por
elementos materiais, mas também através de manifestações da
cultura imaterial, ele é constituído de práticas, representações,
técnicas, objetos e lugares do mesmo.
• Exemplos de bens imateriais que estão com o processo de registro
em andamento são a capoeira, o teatro mamulengo e o complexo
cultural do bumba-meu-boi do Maranhão, a Festa do Divino Espírito
Santo de Pirenópolis, a Farmacopéia Popular do Cerrado e o Circo de
Tradição Familiar...
Patrimônio Artístico
Os bens materiais e imateriais que formam o patrimônio
cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar
e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência , nas artes e na
tecnologia); as construções referenciais e exemplares da
tradição brasileira , incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças,
conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as
criações imateriais como a literatura e a música; as expressões
e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os
locais dotados de expressivo valor para a história, a
arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral, assim como
as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da
flora.
Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio cultural, conserva-se a
memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio,
etimologicamente, significa "herança paterna"- na verdade, a riqueza comum que
nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.
O tombamento de bens culturais
Tombar, de acordo com normas legais, equivale a registrar, com o objetivo de
proteger, controlar, guardar. Tombamento, também chamado tombo,
provavelmente originado do latim tomex, significa inventário, arrolamento,
registro.
O tombamento de bens culturais, visando a sua preservação e restauração, é de
interesse do estado e da sociedade.
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no
Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.
• A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados
trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico
negreiro transatlântico.
• A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos
escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas
diferentes e trouxeram tradições distintas.
• Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas
crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os
haucás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim
como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos
colonizadores.
• Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados
com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.
• Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma
enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e
idioma.
• Essa influência se faz notar em grande parte do país; em
certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas,
Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a
cultura afro-brasileira é particularmente destacada em
virtude da migração dos escravos.
• Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial criaram o
candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos
orixás praticada atualmente em todo o território. Largamente
distribuída também é a umbanda, uma religião sincrética que
mistura elementos africanos com o catolicismo e o
espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os
orixás.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a
base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais
coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando
origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e
outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos
musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são
de origem africana.
• O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que
acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte
marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.