Brasil
Programas de Filosofia no Ensino Médio
No Brasil não existe um programa oficial de filosofia, mas apenas um conjunto de sugestões temáticas para a elaboração de programas de filosofia. Neste sentido, cada escola ou professor tem a liberdade de criar o seu próprio programa. É por esta razão que vamos publicar alguns programas de filosofia adoptados em escolas de vários de Estados brasileiros.
.
|
.
Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares com Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
|
Sugestões de organização de eixos temáticos em Filosofia
.
1.Relações de poder e democracia
.
1.1.A democracia grega:
- A Ágora e a Assembleia: igualdade nas leis e no direito à palavra;
- Democracia directa: formas contemporâneas possíveis de participação da sociedade cívil.
2. A democracia contemporânea:
Antecedentes:
- Montesquieu e a teoria dos três poderes
-Rousseau e a soberania do povo
Confronto entre as ideias liberais e o socialismo
Conceito de cidadania
3.O avesso da democracia:
- Os totalitarismos de direita e esquerda
- Fundamentalismos religiosos e a política contemporânea.
|
.
2.A construção do sujeito moral
.
2.1.Autonomia e liberdade
- Descentração do indíviduo e o reconhecimento do outro
- As várias dimensões da liberdade (ética, económica, política)
- Liberdade e determinismo
2.2.As formas da alienação moral
- O individualismo contemporâneo e a recusa do outro
- As condutas massificadas na sociedade na sociedade contemporânea
2.3.Ética e política
- Maquiavel: as relações entre moral e política;
- Cidadania: os limites entre o público e o privado.
|
.
3.O que é a filosofia
.
3.1. Filosofia, mito e senso comum
- Mito e filosofia: o nascimento da Filosofia na Grécia
- Mitos contemporâneos
- Do senso comum ao pensamento filosófico
3.2.Filosofia, ciência e tecnocracia
- Características do método científico
- O mito do cientificismo : as concepções reducionistas da ciência
- A tecnologia a serviço de objectivos e os riscos da tecnocracia
- A bioética
3.3.Filosofia e estética
- Diversos tipos de valores
- A arte como forma de conhecer o mundo
- Estética e desenvolvimento da sensibilidade e imaginação
.
|