domingo, 3 de novembro de 2013

Programas de Filosofia no Ensino Médio

Brasil
Programas de Filosofia no Ensino Médio
No Brasil não existe um programa oficial de filosofia, mas apenas um conjunto de sugestões temáticas para a elaboração de programas de filosofia. Neste sentido, cada escola ou professor tem a liberdade de criar o seu próprio programa. É por esta razão que vamos publicar alguns programas de filosofia adoptados em escolas de vários de Estados brasileiros.
.
.
Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares com Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Sugestões de organização de eixos temáticos em Filosofia
.
1.Relações de poder e democracia
.
1.1.A democracia grega:
-  A Ágora e a Assembleia: igualdade nas leis e no direito à palavra;
- Democracia directa: formas contemporâneas possíveis de participação da sociedade cívil.
2. A democracia contemporânea: 
Antecedentes: 
- Montesquieu e a teoria dos três poderes
-Rousseau e a soberania do povo
Confronto entre as ideias liberais e o socialismo
Conceito de cidadania   
3.O avesso da democracia:
- Os totalitarismos de direita e esquerda
- Fundamentalismos religiosos e a política contemporânea.
.
2.A construção do sujeito moral
.
2.1.Autonomia e liberdade
- Descentração do indíviduo e o reconhecimento do outro
- As várias dimensões da liberdade (ética, económica, política)
- Liberdade e determinismo
2.2.As formas da alienação moral
- O individualismo contemporâneo e a recusa do outro
- As condutas massificadas na sociedade na sociedade contemporânea  
2.3.Ética e política
- Maquiavel: as relações entre moral e política;
- Cidadania: os limites entre o público e o privado.
.
3.O que é a filosofia
.
3.1. Filosofia, mito e senso comum
- Mito e filosofia: o nascimento da Filosofia na Grécia
- Mitos contemporâneos
- Do senso comum ao pensamento filosófico
3.2.Filosofia, ciência e tecnocracia
- Características do método científico
- O mito do cientificismo : as concepções reducionistas da ciência
- A tecnologia a serviço de objectivos e os riscos da tecnocracia
- A bioética
3.3.Filosofia e estética
- Diversos tipos de valores
- A arte como forma de conhecer o mundo
- Estética e desenvolvimento da sensibilidade e imaginação
.
Bibliografia recomendada:
Abbagnano, Nicola - Dicionário de filosofia. 4ª. ed. São Paulo. Martisn Fontes. 2000
Aranha, Maria Lúcia de Arruda; Martins, Maria Pires - Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo. Moderna. 1993
Châtelet, François - História da Filosofia, Ideias e Doutrinas - o século XX. Rio de Janeiro. Zahar. s/d. 8 volumes.
Chauí, Marilena- Convite à Filosofia - São Paulo. Ed. Ática. 1995 
Folscheid, Dominique; Wunenburger, Jean- Jacques -. Metodologia Filosófica. São Paulo. Martins Fontes. 1997
Lalande, André - Vocabulário técnico crítico de filosofia. 3ª. ed.São Paulo. Martins Fontes. 1999
Merleau-Ponty, Maurice - Elogio da Filosofia. Lisboa. Guimarães editores. 1998
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasilia. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC). 1999
Platão - A República . Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. 9ª. ed. 2001