domingo, 3 de novembro de 2013

Método Proposto para o Ensino da Filosofia

Aprender significa aprender a pensar, Jonh Dewey
Alunos . Professores
.
Navegando na Filosofia
.
Método Proposto para o Ensino da Filosofia
.

1.Roteiro de Temas
Estabelece um percurso formativo dos temas ou conteúdos essenciais. É fundamental  ter sempre presente a sua articulação.

2.Identificação de Problemáticas
 Para cada tema ou conteúdo define as problemáticas que serão objecto de análise. É imprescindível  enunciar com clareza os problemas que serão abordados.

3. Tratamento dos Vários Temas
Para a discussão dos vários problemas, de acordo com a dinâmica de cada turma, podem ser seguidas três vias:
a) Leitura e Interpretação de Textos. 
b)  Discussão, precedida de uma breve apresentação do assunto pelo professor.
c) Pesquisa sobre um tema. Neste caso é essencial uma prévia planificação das tarefas a realizar pelos alunos.

4. Exercícios 
Realização de exercícios práticos para que os alunos possam aplicar  (transferir) os conhecimentos adquiridos. Este é um campo importante onde a Internet pode funcionar como um excelente instrumento. Este trabalho pode passar por:
a) Exercícios de auto-avaliação. 
b) Produção de textos para colocar na Internet.
c) Jogos didácticos.

5. Síntese
No final de cada aula deverá ser  feita uma síntese das ideias principais que resultaram do tratamento do tema, devendo ser assinalados os conceitos nucleares. Este trabalho deverá ser  feito com a ajuda dos próprios alunos.

6.Recursos Didácticos
 Procure manter a sua página na Internet actualizada de modo a que os alunos a possam consultar ou rever a matéria dada na aulas. Os sus colegas também podem lucrar com a sua experiência.
.
Carlos Fontes
...
.
.
..
Artigos sobre o Ensino da Filosofia
  Construir Saberes
  Ensino da Filosofia (I)
Ensino da Filosofia (II)
Ensino da Filosofia em Portugal
O Fim da Filosofia no 12ª. Ano  (1)
Os Novos Programa de Filosofia (2)
..
.
.
Reflexão sobre uma Experiência
Carlos Fontes