domingo, 12 de agosto de 2012

Conceituando Currículo

1-      Os conteúdos identificados no Plano de Aula desenvolvido com seus alunos estão inseridos no Currículo Formal?
2-      O que os alunos apreenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do Currículo?

Se pensarmos que o CurrículoEscolar compreende todas as experiências escolares, de aprendizagem, dos alunos, ou melhor, são todos os recursos pedagógicos através das quais o aluno aprende, o Currículo nada mais é, que um guia, um recurso, para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda excepcional para o professor.
O Currículo não é algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola. O currículo deve levar em conta as reais condições nas quais vai se concretizar: as condições do professor, as condições dos alunos, as condições do ambiente escolar, as condições da comunidade, as características dos materiais didáticos disponíveis, etc. Deste modo, como sou professora em um curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática devo conhecer e utilizar recursos Tecnológicos, pois os recursos tecnológicos estão presentes no Currículo, e o Plano do Curso.
No meu dia- a- dia de professora sempre que possível utilizo a tecnologia em minhas aulas, e incluo como conteúdo obrigatório no Plano de Aula e no Conteúdo Programático das minhas disciplinas.