PLANO DE
AULA- TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
1-IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Filosofia;
Sociologia e História.
Professora: Lenir
Rodrigues Minghetti
E-mail: lenir.minghettipsi@gmail.com
Série: 1º ano. Turma: 101 e 102
Curso: Técnico
em Manutenção e Suporte em Informática
2
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-Como realizar download do
software FreeMid;
- Como utilizar o software
FreeMid;
- Dicas para fazer um Mapa
Conceitual;
- Como fazer um Mapa Mental de
conteúdos;
3
METODOLOGIA
3.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo
proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos
alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de
solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham –
experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem
trabalhados com maior profundidade durante a aula.
3.2 A aula seguirá o seguinte
roteiro:
a) Apresentação
de conceitos do software
FreeMid ;
b) Exposição
de uma situação problema;
c) Discussão
sobre a importância dos conhecimentos da Tecnologia para a Sociedade.
3.3 Recursos didáticos: internet; datashow, apresentação em vídeo explicativo.
3.3
Historiarão: Freemind é programa
de Software Livre para criar Mapa mental. Os mapas mentais, são uma forma
visual de apresentar uma ideia (ou um conjunto de ideias), onde somente as
informações essenciais são exibidas de forma clara e organizada. A ideia
central é envolvida por itens categorizados que se dividem como galhos em
árvores. Pode-se criar um mapa, praticamente sobre qualquer coisa.
A leitura de uma mapa mental deve
ser feita sempre do centro para as extremidades. Uma sugestão, seria
inicialmente uma olhada geral pelos primeiros itens (aqueles que ficam mais
perto do centro) e depois por um galho de cada vez.
Pode ser utilizado por qualquer pessoa, pois é um
Software Livre. Você tem a liberdade de ver, alterar e recompilar o programa.
4 PROCESSOS
DE AVALIAÇÃO
4.1Critérios de Avaliação:
Avaliação:
Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento com a matéria apresentada;
Avaliação: Trabalho em grupo: Os alunos em grupos
desenvolverão um Mapa Conceitual dos conteúdos ministrados no primeiro semestre
de 2012 das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História.
5 REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MAPA
MENTAL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapas_mentais
MAPAS
CONCEITUAIS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual