quinta-feira, 19 de julho de 2012


PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE: ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

 1-IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Organização e Legislação Educacional

Professora: Lenir Rodrigues Minghetti

 2- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Unidade III: Legislação Especifica/Nacional:

a) Educação Especial;

b) - Educação indígena;

c) - Educação do Campo e

d)- Educação do Trânsito.


3- OBJETIVO

- Caracterizar conceitos de Organização e Legislação Educacional;

- Conceituar estratégias aplicadas pela Legislação estudada;

- Compreender a importância da Legislação estudada para a educação.
 

4- METODOLOGIA

4.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

              Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

4.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:

e) Apresentação de conceitos básicos do tema proposto;

f)  Exposição de uma situação problema;

g) Discussão sobre a importância dos conhecimentos das políticas públicas para sociedade;

h) Apresentação de elementos a serem observados de fatores sociais que facilitam ou dificultam a atuação do profissional da educação.


4.3 Recursos didáticos: quadro-negro, Datashow; internet; livro didático; apostilas e textos; 

5- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

Critérios de Avaliação:

1.    Avaliação: Trabalho de pesquisa: Educação do Trânsito;

2.    Avaliação: Prova- Avaliação Escrita, com 50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões dissertativas, com consulta ao material didático;

3.    Avaliação: Estudo dirigido: Educação Especial.

4.    Avaliação: Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento com a matéria apresentada;

5.    Avaliação: Recuperação: O aluno deverá construir um Painel com o tema: Educação no Trânsito e colar na escola.  

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

   Bertha de Borja Reis do Valle (org.) POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Disponível em: www2.videolivraria.com.br/pdfs/23865.pdf Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Disponível em:  www.pedagogiaaopedaletra.com/.../ldb-atualizada-2011-mec-ldb-atu...

Legislação Especifica para a Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br .