quinta-feira, 19 de julho de 2012


PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE: EDUCAÇÃO ESPECIAL

1-IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Educação Especial

Professora: Lenir Rodrigues Minghetti


2- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1-Condutas Típicas: Transtornos Globais do Desenvolvimento:

  Transtornos das habilidades motoras;

  Baixa autoestima,

  Transtornos do Comportamento Disruptivo: O Transtorno de oposição e desafio (TOD);

  Transtorno de Conduta;

  Transtornos Depressivos na Infância;

2-Transtornos invasivos do desenvolvimento:

  Autismo Infantil; Autismo atípico; Transtorno desintegrativo da infância;

  Transtornos de Tique;

  Transtornos da Excreção: enurese e encoprese;

  Fobias específicas e Fobia social;

3- OBJETIVO

- Caracterizar conceitos sobre os transtornos Globais do Desenvolvimento; 

- Conceituar e expor os Transtornos invasivos do desenvolvimento;

- Compreender a importância da Educação Especial para a educação.

4- METODOLOGIA

4.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

              Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

4.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:

a)      Apresentação de conceitos básicos do tema proposto;

b)      Exposição de uma situação problema;

c)      Apresentação de elementos a serem observados de fatores sociais que facilitam ou dificultam a atuação do profissional da educação.

4.3 Recursos didáticos: quadro-negro, Datashow; vídeos; filmes; internet; livro didático; apostilas e textos;

4.4 Fime: Shine Brilhante- (David Helfgott).

5- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

Critérios de Avaliação:

I.        Trabalho de Pesquisa: Transtornos de Tique;

II.     Estudo dirigido: Declaração Universal dos Direitos Humanos.

III.  Prova: todos os conteúdos repassados;

IV.  Avaliação: Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento com a matéria apresentada;

V.     Recuperação: O aluno deverá fazer um Resumo sobre o texto: “Psicopatologias do sono”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  NASCIMENTO, Luciana Monteiro do; Educação Especial. Caderno de estudos. UNILASSALE, 2008.

ABC, da Saúde. Transtornos Psiquiátricos na Infância. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?425

1.         MINGHETTI, Lenir Rodrigues; ARRUDA, Juliana Tonetto Sperotto de.  Psicopatologias infantis: patologias infantis decorrentes do sono (Artigo). Visão Global, Joaçaba, v. 12, n. 2, p. 279-294, jul./dez. 2009. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/view/626/287

Política de Educação Especial. Disponível em:  portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdfSimil.