PLANEJAMENTO
3º BIMESTRE: EDUCAÇÃO ESPECIAL
1-IDENTIFICAÇÃO
Disciplina: Educação Especial
Professora: Lenir Rodrigues Minghetti
2- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1-Condutas
Típicas:
Transtornos Globais do Desenvolvimento:
•
Transtornos
das habilidades motoras;
•
Baixa
autoestima,
•
Transtornos
do Comportamento Disruptivo: O Transtorno de oposição e desafio (TOD);
•
Transtorno
de Conduta;
•
Transtornos
Depressivos na Infância;
2-Transtornos
invasivos do desenvolvimento:
•
Autismo
Infantil; Autismo atípico; Transtorno desintegrativo da infância;
•
Transtornos
de Tique;
•
Transtornos
da Excreção: enurese e encoprese;
•
Fobias
específicas e Fobia social;
3- OBJETIVO
- Caracterizar
conceitos sobre os transtornos Globais do Desenvolvimento;
- Conceituar e
expor os Transtornos invasivos do desenvolvimento;
- Compreender a
importância da Educação Especial para a educação.
4-
METODOLOGIA
4.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O
professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com
fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética
com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do
conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos
de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
4.2
As aulas seguirão o seguinte roteiro:
a) Apresentação
de conceitos básicos do tema proposto;
b) Exposição
de uma situação problema;
c) Apresentação
de elementos a serem observados de fatores sociais que facilitam ou dificultam
a atuação do profissional da educação.
4.3
Recursos didáticos: quadro-negro, Datashow; vídeos; filmes;
internet; livro didático; apostilas e textos;
4.4
Fime: Shine Brilhante- (David Helfgott).
5-
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Critérios
de Avaliação:
I.
Trabalho de Pesquisa: Transtornos de
Tique;
II. Estudo
dirigido: Declaração Universal dos Direitos Humanos.
III. Prova:
todos os conteúdos repassados;
IV. Avaliação:
Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento com a matéria apresentada;
V. Recuperação:
O aluno deverá fazer um Resumo sobre o texto: “Psicopatologias do sono”.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
NASCIMENTO, Luciana Monteiro do; Educação
Especial. Caderno de estudos. UNILASSALE, 2008.
ABC, da Saúde.
Transtornos Psiquiátricos na Infância. Disponível em:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?425
1. MINGHETTI, Lenir Rodrigues; ARRUDA,
Juliana Tonetto Sperotto de.
Psicopatologias infantis: patologias infantis decorrentes do sono
(Artigo). Visão Global, Joaçaba, v. 12, n. 2, p. 279-294, jul./dez. 2009.
Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/view/626/287
Política de Educação
Especial. Disponível em:
portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdfSimil.