quinta-feira, 19 de julho de 2012


PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE:

  EIXO TEMÁTICO 2012: Educação e Prevenção, Cidadania e Direitos Humanos.

1-IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Educação Especial; Educação e Infância e Organização e Legislação Educacional

Professora: Lenir Rodrigues Minghetti



      O Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que a educação é um direito de todas as pessoas e tem por objetivo o “Pleno desenvolvimento da personalidade humana e o fortalecimento do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais”. A escola tem uma grande responsabilidade ética na implementação desse documento, que é fruto de um pacto internacional consolidado em 1948 no âmbito da Organização das Nações Unidas. E os educadores comprometidos com a justiça social e com a construção da cidadania e da democracia devem considerar seus princípios na organização do trabalho educativo.
     No ano de 1948 a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz em seu artigo primeiro que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Além disso, segundo a Declaração, todos devem agir, em relação uns aos outros, "com espírito de fraternidade". A pessoa consciente do que é e do que os outros são, a pessoa que usa sua inteligência para perceber a realidade, sabe que não teria nascido e sobrevivido sem o amparo e a ajuda de muitos.
      A construção da democracia exige desenvolver uma cultura de direitos humanos, buscando a formação de pessoas ativas e críticas, conscientes de seu papel social e atuantes eticamente e politicamente. Todas as pessoas nascem essencialmente iguais e, portanto, com direitos iguais. Mas ao mesmo tempo em que nascem iguais e, todas as pessoas nascem livres. Essa liberdade está dentro delas, em sua inteligência e consciência. Deste modo, em tal sentido, as pessoas são diferentes, mas continuam todas iguais como seres humanos, tendo as mesmas necessidades e faculdades essenciais. Disso decorre a existência de direitos fundamentais, que são iguais para todos.

     Direitos como:
   Igualdade de todos os seres humanos não quer dizer igualdade física nem intelectual ou psicológica. Cada pessoa humana tem sua individualidade, sua personalidade, seu modo próprio de ver e de sentir as coisas.

   Necessidades fundamentais, como: a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, entre outras;

   Direitos de: Liberdade, igualdade e fraternidade.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos está dividida em quatro partes e conta com trinta artigos - como se fossem trinta mandamentos. Veja alguns deles.

1. Ninguém poderá ser submetido à tortura ou tratamento desumano, ou sequer ser preso sem provas;

2. Toda pessoa acusada de um crime deve ser considerada inocente até o momento em que se prove sua culpa;

3. É direito de todos locomover-se livremente ou, então, fixar residência onde bem entender;

4.Todos os maiores de idade têm direito de se casar, ou de se separar daquele com quem se casou, ou ainda de não se casar se assim preferirem;

5.Também são livres para escolher e professar sua crença ou religião, assim como são plenamente livres para expressar suas opiniões;

6. Da mesma forma que todos têm direito a escolher livremente sua forma de trabalho, todos têm direito ao descanso e ao lazer;

7.Todos têm direito à educação fundamental, obrigatória e gratuita.

3- OBJETIVO

3.1 Objetivo geral: Para contemplar os Direitos Humanos, a disciplina de Educação Especial, Educação e Infância e Organização e Legislação, propõe gerar reflexões individuais ou coletivas sobre seus pressupostos:
I.         O que são direitos humanos?

II.        Por que se fala de igualdade de direitos?

III.      E as diferenças entre as pessoas e as culturas?

IV.      O que é a liberdade das pessoas?

V.        O que pressupõe a dignidade da pessoa humana?

VI.      Por que falar de solidariedade em direitos humanos?

VII.     Quais são os Direitos Humanos direcionados as pessoas com Necessidades Especiais?

VIII.   Quais são os Direitos Humanos direcionados as Crianças?

IX.      O que é A Declaração Universal dos Direitos Humanos?

3- ATIVIDADE 3º BIMESTRE
1.   Confecção de um Painel Explicativo contendo os principais Direitos Humanos: Liberdade, igualdade e fraternidade.

2.  Estudo Dirigido: sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

4-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Assiduidade, participação, discussão em grupo, interesse e comprometimento com a atividade;

5- BIBLIOGRAFIA

ÉTICA E CIDADANIA: construindo valores na escola e na sociedade/coordenadora-geral: Lucia Helena Lodi. - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação, SEIF, SEMTEC, SEED, 2003. 6 v.: il. http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/me002922.pdf