quinta-feira, 19 de julho de 2012


PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE: Educação e Infância  

1-IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Educação e Infância

Professora: Lenir Rodrigues Minghetti

2- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade III: Construção social da infância e determinações sócio-histórica.
   a)    Interação social da criança;

b)   Construção social da infância: determinantes sócio-históricos;

c)    A criança, a natureza e a sociedade;

d)   A produção cultural das crianças e para as crianças;

 3- OBJETIVO

- Caracterizar conceitos sobre a construção social, histórica e cultural da criança; 

- Conceituar de expor os fatores que interferem no desenvolvimento das crianças;

- Compreender como se forma o pensamento no cérebro.


4- METODOLOGIA

4.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

              Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

4.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:

a)         Apresentação de conceitos básicos do tema proposto;

b)         Exposição de uma situação problema;

c)         Apresentação de elementos a serem observados de fatores sociais que facilitam ou dificultam a atuação do profissional da educação.

4.3 Recursos didáticos: quadro-negro, Datashow; internet; livro didático; apostilas e textos;


5- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

       Critérios de Avaliação:

I.         Avaliação: Trabalho de pesquisa: Trabalho infantil no Brasil.

II.        Avaliação: Prova- Avaliação Escrita, com 50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões dissertativas, com consulta ao material didático;

III.      Avaliação: seminário: Processos de formação do pensamento: conceitos espontâneos e científicos.

IV.      Avaliação: Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento com a matéria apresentada;

V.        Avaliação: Recuperação: Produção de uma Resenha crítica sobre o filme: “Uma professora sem classe”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  MULLER, Ana Paula Pamplona da Silva. Pedagogia da Educação Infantil. Caderno de estudos. UNILASSALE, 2008.

Wolff, Celi Terezinha. Organização do Trabalho pedagógico na educação infantil. Caderno de estudos. UNILASSALE, 2008.

BRASIL. Referencia curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MC/SEF,19998. Vol. 1;2  e 3.