PLANEJAMENTO
3º BIMESTRE: Educação e Infância
1-IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:
Educação e Infância
Professora:
Lenir Rodrigues Minghetti
2-
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade
III:
Construção social da infância e determinações sócio-histórica.
a) Interação
social da criança;
b) Construção
social da infância: determinantes sócio-históricos;
c) A
criança, a natureza e a sociedade;
d) A
produção cultural das crianças e para as crianças;
- Caracterizar
conceitos sobre a construção social, histórica e cultural da criança;
- Conceituar de
expor os fatores que interferem no desenvolvimento das crianças;
- Compreender
como se forma o pensamento no cérebro.
4-
METODOLOGIA
4.1 Estratégias de
Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a
partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais
vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os
próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do
conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos
de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
4.2 As aulas seguirão o
seguinte roteiro:
a) Apresentação de conceitos básicos do
tema proposto;
b) Exposição de uma situação problema;
c) Apresentação de elementos a serem
observados de fatores sociais que facilitam ou dificultam a atuação do
profissional da educação.
4.3 Recursos didáticos:
quadro-negro, Datashow; internet; livro didático; apostilas e textos;
5- PROCESSOS DE
AVALIAÇÃO
Critérios de Avaliação:
I. Avaliação: Trabalho de pesquisa:
Trabalho infantil no Brasil.
II. Avaliação: Prova- Avaliação Escrita, com
50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em
questões dissertativas, com consulta ao material didático;
III. Avaliação: seminário: Processos de
formação do pensamento: conceitos espontâneos e científicos.
IV. Avaliação: Assiduidade, participação em
aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento com a matéria
apresentada;
V. Avaliação: Recuperação: Produção de uma
Resenha crítica sobre o filme: “Uma professora sem classe”.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
MULLER, Ana Paula Pamplona da Silva.
Pedagogia da Educação Infantil. Caderno de estudos. UNILASSALE, 2008.
Wolff, Celi Terezinha.
Organização do Trabalho pedagógico na educação infantil. Caderno de estudos.
UNILASSALE, 2008.
BRASIL. Referencia
curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MC/SEF,19998. Vol.
1;2 e 3.