quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Atividades avaliativas 2 ano: Sociologia; I trimestre de 2019

  Professora: Msc. Lenir Rodrigues Minghetti
Disciplina de Sociologia
                                      I TRIMESTRE 2019

Ano: 2° Ensino Médio                     

Nome:                                                    Turma:
Data:

  Atividade avaliativa 1: leitura, interpretação de texto, livro didático do Marechal: Araújo, Bridi, Motim: Sociologia: 2017. Páginas 230-232 (Individual, manuscrito, caneta). (Nota de 0 a 10).

1.      A palavra cidadania tem qual origem?
 2.      Segundo o texto, qual a principio de cidadania?
 3.      Como se consolidou a cidadania?
 4.      De que forma é possível existir a cidadania?
 5.      Nas democracias atuais quais os principais direitos reconhecidos?
 6.      Segundo os autores, o que é o Sufrágio Universal?
 7.      Quem era, e como vivia o cidadão Grego?
 8.      Quem podia ser considerado Cidadão Grego?
 9.      Qual a principal Concepção ideológica de Immanuel Kant?
  10.  Segundo Marshall, quais os três tipos de direitos conquistados ao longo dos séculos?
_______________________________________________________________________________
  Professora: Msc. Lenir Rodrigues Minghetti
Disciplina de Sociologia
                                      I TRIMESTRE 2019

Ano: 2° Ensino Médio                   
Nome:                                                    Turma:
Data:

   Atividade avaliativa 2: leitura, interpretação de texto (Livro Sociologia Geral: Eva Maria Lakatos, 1987, páginas 231-234 (Individual, manuscrito, caneta). (Nota de 0 a 10). 





1.      Qual o conceito de Controle Social para:
a.      Charles Cooley:

b.      Frederick E. Lumley:

c.       Luther L. Landis:

d.      Paul H. Landis:

e.       Joseph. Ficheter:

2. Descreva as três classificações do Controle Social para Fichter:

a.       Controle Positivo e controle negativo:

b.      Controle formal e Controle Informal:

c.       Controle institucional e Controle Grupal:


3. Mas afinal, segundo o livro, o que é o Controle Social?


4. Qual a definição de Controle Social para Hobbes; Locke; Rousseau? (Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/consoc.html)



  5. Durante o período da ditadura militar, como era o Controle Social? (Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/consoc.html)


________________________________________________________________________________

  Professora: Msc. Lenir Rodrigues Minghetti
Disciplina de Sociologia
                                      I TRIMESTRE 2019

Disponível em: https://lenirminghetti.blogspot.com/
Ano: 2° Ensino Médio                     

Nome:                                                    Turma:
Data:
  Atividade avaliativa 3: leitura, interpretação de texto e pesquisa ( livro didático do Marechal: Araújo, Bridi, Motim:Sociologia: 2017. Páginas 78-82  (Dupla,  manuscrito, caneta). (Nota de 0 a 10).

1.      Segundo os autores, qual o significado utilizado atualmente para Família?

2.      Quais os modelos de família que estão sendo reconhecidos pelo Estado?

3.      De acordo com o texto, o que é uma Instituição Familiar?

4.      O que são Laços de Parentesco?

5.      Quais as funções atribuídas às Relações de Parentesco?

6.      Para os autores, de que forma ocorrem as Relações de Dominação em uma esfera familiar?

7.      Descreva as características de uma família Nuclear?

8.      O que é uma Família Extensa?

9.      Para Durkheim, o que são Instituições Sociais?

10.  Para Durkheim, como ocorre a Integração Social?