1.
IDENTIFICAÇÃO
Escola: E.E.B. Marechal Luz, Jaguaruna
- SC
Disciplina: Filosofia
Professora: Msc. Lenir Rodrigues
Minghetti
Telefone: 48-999705685
Email: lenir.minghettipsi@gmail.com
Blogger:
https://lenirminghetti.blogspot.com/
Ano: 2019
Séries: 1°; 2° e 3° do Ensino Médio.
1.1
Conteúdos Curriculares: 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
1. CONTEÚDOS
DO 1º TRIMESTRE:
I- Introdução à filosofia:
a)
Introdução à filosofia: origem, etimologia e conceito;
b)
Atitudes filosóficas;
c)
Reflexão filosófica;
d)
Mitologia grega;
e)
Narrativas mitológicas: o mito.
f)
Mitos da época clássica grega;
g)
Mitos e razão.
h) A filosofia pré-
socrática: - Os primeiros filósofos
naturalistas: a busca da arché: Escola Jônica; Escola
Pitagórica; Escola Eleática;
Escola Atomista.
1.1 OBJETIVO GERAL: O objetivo
principal da filosofia no 1° trimestre é proporcionar a compreensão e
exploração das principais obras e momentos da História da Filosofia como
lugares privilegiados de discussão de questões filosóficas que, recorrentes,
mantêm-se contemporâneas e passíveis de enfrentamentos diferenciados.
1. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º.
Compreender
e explorar as principais obras e momentos da História da Filosofia, a partir
dos filósofos pré-socráticos, como os lugares onde ocorriam as discussões das
questões filosóficas, que se mantêm contemporâneas e passíveis de novas
interpretações.
2º.
Explorar
a existência de relações entre a Filosofia pré-socrática e socrática e a vida
cotidiana, de modo que problemas correntes como o do sofrimento e da
felicidade, da justiça e da violência, da certeza e do erro, possam ser
reconhecidos como passíveis de abordagem filosófica;
3º.
Relacionar
conhecimentos filosóficos socráticos e diferentes conteúdos e modos discursivos
das diversas áreas do conhecimento, e em outras produções culturais através da
produção de conceitos.
1.3 Objetivos dos conteúdos do 1°
trimestre:
Compreender a
filosofia como um pensar reflexivo crítico;
·
Distinguir
as principais questões que nortearam o surgimento da filosofia na Grécia;
·
Discutir
as diferentes concepções a cerca do surgimento da filosofia;
·
Diferenciar
o pensamento mítico do pensamento filosófico;
·
Debater
sobre a existência do mito enquanto uma forma primeira de explicação da
realidade;
- Destacar os
principais filósofos de suas teorias do Período Pré-Socrático fase naturalista da filosofia: Escola Jônica,
Escola Pitagórica, Escola Eleática; Escola Atomista.
- Ler e interpretar textos dos filosóficos pré-socráticos de modo significativo;
2. CONTEÚDOS
DO 2º TRIMESTRE
II- A filosofia Socrática (clássica)
a)
Democracia
ateniense - O debate em praça pública: A Ágora; Pólis; Lócus;
b)
A
filosofia de Sócrates: a
dialética; virtude; maiêutica; parto das ideias;
c)
A
filosofia dos Sofistas: a
retórica; Arete; oratória;
d)
A
filosofia de Platão: Teoria das
Ideias, Mundo Sensível e mundo inteligível; Mito da Caverna;
e)
A filosofia de
Aristóteles: as quatro causas para a existência das coisas; ética; ato
potência; substância.
2.1 OBJETIVO GERAL: Identificar o
entrelaçamento da Filosofia Grega com as questões políticas, pedagógicas,
epistemológicas, etc., no contexto grego do seu surgimento.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º.
Articular
teorias filosóficas e o tratamento de temas e problemas científicos,
tecnológicos éticos e políticos, socioculturais com as vivências pessoais;
2º.
Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em
outros planos: o pessoal, o entorno sociopolítico, histórico e cultural; a sociedade
científico-tecnológica;
3º.
Estimular
no aluno o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos fatos
históricos gregos e romanos, dos acontecimentos, da realidade como um todo;
4º.
Incentivar
o aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica
e religiosa diante do mundo e do exercício da cidadania.
2.3 Objetivos dos conteúdos do 2°
trimestre:
·
Destacar
novas interpretações para a caverna de Platão;
·
Apresentar a Teoria de
Sócrates e seus seguidos e as principais inovações filosóficas do Período
Socrático; fase antropológica e
metafísica;
·
Debater,
refletir, de forma a reconstruir os conceitos aprendidos no período socráticos,
e relacionar com o conhecimento nos dias atuais;
·
Pontuar
a importância dos conhecimentos dos Filósofos sofistas.
3. CONTEÚDOS
DO 3º TRIMESTRE
III-A Filosofia Pós-socrático
a)
A filosofia
Helenística: Epicurismo; Estoicismo; Cinismo; Ceticismo; Dogmatismo;
Neoplatonismo;
b) O pensamento Cristão: Período medieval
- Filosofia e cristianismo; Cristianismo; Fé versus razão;
c)
A filosofia
Patrística: A matriz platônica de apoio à fé; Santo Agostinho: Teoria da Iluminação Divina;
d)
A filosofia
Escolástica: Junção das ideias de Aristóteles com cristianismo; São Tomás de Aquino “Tomismo”.
3.1 OBJETIVO GERAL: Destacar a
miscigenação da filosofia Grega com a religião, resguardando-se abertura para
diálogos com matrizes de pensamento filosóficos e religiosos. Realizar a
experiência do pensar filosófico, diferenciando-o dos demais saberes
religiosos, e descobrindo sua presença implícita em conhecimentos adquiridos,
mas não filosoficamente problematizados.
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º.
Destacar
a comunicação oral e escrita voltada à elaboração do conhecimento;
2º.
Aprimorar
habilidade do diálogo que exige reconhecimento e respeito ao outro – o
exercício da alteridade;
3º.
Estimular
a compreensão de conceitos filosóficos e a capacidade de aplicá-los em sua
reflexão crítica sobre as situações que vivencia;
4º.
Analisar
os eixos temáticos da filosofia medieval, como fundamentos essenciais para a
vida religiosa, para as escolas e atividades profissionais educadores.
3.3 Objetivos dos conteúdos do 3°
trimestre:
- Pontuar as características do Período Helenístico, época histórica para os gregos, fase ética e cética;
- Relacionar a Miscigenação da filosofia Grega com
a Filosofia Religiosa;
- Destacar a Filosofia medieval, desenvolvido na Europa durante o período
da Idade Média.
1.2
Conteúdos Curriculares: 2° ANO DO ENSINO MÉDIO
1-CONTEÚDOS 1º TRIMESTRE
I-A filosofia moderna:
a) A revalorização do ser humano e da natureza,
Renascimento;
b) Razão e experiência;
c) As bases da ciência moderna: Francis Bacon,
Galileu Galilei, Baruch Espinosa;
d) Grande racionalismo - O conhecimento parte
da razão: René Descartes;
e) Empirismo britânico - O conhecimento parte
da experiência; Processo de conhecer;
f)
Thomas Hobbes; John Locke; David Hume;
g) Iluminismo - A razão em busca de liberdade;
Características do Iluminismo;
h)
Jean-Jacques Rousseau; Immanuel Kant ;
i) Friedrich Hegel - O idealismo absoluto;
j)
Friedrich Nietzsche: Vontade de potência; Apolíneo e dionisíaco; Genealogia da moral,
Niilismo.
1.1
OBJETIVO GERAL: Estimular a
atitude de respeito mútuo e o senso de razão, liberdade e responsabilidade na
sociedade em que vive considerando a escola como parte da vida do aluno. Desenvolver procedimentos próprios do pensamento
crítico: apreensão de conceitos, argumentação e problematização.
1.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º.
Incentivar os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos conceitos
filosóficos;
2º.
Impulsionar o desejo
pelo conhecimento de forma espontânea e apaixonada;
3º.
Incentivar o
aprofundamento teórico do aluno, como fator importante na reflexão filosófica
diante do mundo e do exercício da cidadania.
1.3
Objetivos dos conteúdos do 1° trimestre:
·
Destacar
os principais filósofos da filosofia Moderna;
·
Apresentar
os conceitos criados pela Filosofia Contemporânea;
·
Apresentar
os conhecimentos filosóficos desenvolvidos na Filosofia da Renascença e
Iluminismo;
·
Apresentar a concepção da razão na filosofia moderna.
2-CONTEÚDOS 2º TRIMESTRE
II- Razão, verdade e Lógica:
a)
Os
vários sentidos da palavra razão;
b)
A razão
na filosofia contemporânea;
c)
A
razão: inata ou adquirida;
d)
A
atividade racional e suas modalidades;
e)
A
verdade: As concepções da verdade;
f)
Ignorância
e verdade; A busca da verdade;
g) História:
O nascimento da lógica;
h) O
estudo da lógica.
a)
Lógica aristotélica: Elementos da lógica: silogismo;
falácias, premissas;
i)
Lógica formal, Lógica material;
j)
Princípio de
Identidade; não contradição; terceiro excluído;
k)
Proposições Contraditórias; Subalternas.
2.1 OBJETIVO GERAL: favorecer o
estudo e o exercício da filosófica contribui para que os estudantes, em seu
processo de educação integral, desenvolvam atitudes questionadoras, tais como
reflexão, análise crítica, investigação rigorosa e argumentação lógica.
2.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Conceituar
as concepções da verdade; Ignorância
e verdade; a busca da verdade;
2º.
Refletir
sobre os ensinamentos da Lógica Aristotélica para filosofia dentro do quadro
intelectual contemporâneo, tendo como ponto de partida os pensadores clássicos;
3º.
Discutir
as ideias principais da Lógica Aristotélica, buscando nelas elementos que nos
permitem problematizar a lógica no dia-a-dia;
4º.
Refletir,
discutir, sistematizar e subsidiar os alunos no sentido de que compreendam os
conceitos que envolvem os ensinamentos da Lógica.
2.3 Objetivos dos conteúdos do 2° Trimestre:
·
Destacar os vários sentidos da palavra Razão na filosofia;
·
Diferenciar se a razão é inata ou adquirida;
·
Destacar a atividade racional e suas modalidades;
·
Pontuar
a Lógica aristotélica: formal e material;
·
Expor
as Proposições
Contraditórias, contrárias,
Subalternas;
·
Relatar os Princípios
de Identidade; de não contradição; do terceiro excluído;
·
Apresentar
os elementos da lógica: silogismo; falácias, premissas.
3-CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE
III- Estudo do Ser:
b) Metafísica, Ontologia e Gnosiologia;
c) Metafísica aristotélica;
d)
Metafísica
Ontológica: estudo do ser;
e)
O movimento, os
princípios lógicos e causas primeiras;
f)
Metafísica
Teológica: cristã;
g)
Metafísica
Gnosiológica: gnosticismo;
h)
Metafísica
clássica ou moderna;
i)
A ontologia
contemporânea;
j)
A nova
ontologia: nem realismo nem idealismo;
k)
Gnosiologia
versus epistemologia.
3.1OBJETIVO
GERAL: Compreender os
conceitos da metafísica e da ontológica (essência/existência, ideia/matéria,
universal/particular, etc.) e sua evolução ao longo da história da filosofia.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Entender algumas das implicações das teorias da
metafísica e ontologia, sobre os demais conhecimentos humanos;
2º. Avaliar a sistematização das teorias apresentadas
com relação ao Uno, ao Ser e ao Devir;
3º. Compreender os fundamentos de algumas das principais
teorias filosóficas sobre ontologia e metafísica.
3.3
Objetivos dos conteúdos do 3° Trimestre:
·
Expor os conceitos da Metafísica e Ontológica;
·
Descrever o conceito
de movimento, os princípios lógicos e causas primeiras;
·
Apresentar a Metafísica Teológica;
·
Destacar a Metafísica Gnosiológica:
gnosticismo;
·
Expor a Metafísica clássica/ moderna;
·
Apresentar a ontologia contemporânea;
·
Expor a nova ontologia: nem realismo nem idealismo.
1.3
Conteúdos Curriculares: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
1-CONTEÚDOS 1º TRIMESTRE
I- EPISTEMOLOGIA: Teoria do
Conhecimento
a)
O
que o conhecimento inclui;
b)
Tipos
de conhecimento: popular ou empírico-senso comum; religioso ou teológico;
filosófico e cientifico;
c) Ciência
na história; A atitude cientifica;
d) Diferenças
entre ciência antiga clássica e moderna;
e) Revoluções
científicas;
f) O
humano como objeto de investigação científica;
g) Os
campos de estudo das ciências humanas;
h) As
diferentes teorias humanísticas;
i)
O problema antropológico (Descartes, Hume, Kant,
Hegel, Comte ou Freud).
1.1
OBJETIVO GERAL: proporcionar aos
estudantes o estudo crítico e ao debate das questões de que trata a
Epistemologia-conhecimento e articular conhecimentos filosóficos e diferentes
conteúdos e modos discursivos das diversas áreas do conhecimento, e em outras
produções culturais através da produção de conceitos.
1.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Proporcionar o estudante a compreender os conceitos da teoria do conhecimento,
método científico, ciência e epistemologia;
2º. Despertar no estudante a percepção da necessidade do exame
crítico das teorias e práticas da ciência com o senso comum;
3º. Apresentar a evolução de traços
humanísticos específicos de cada sociedade e a noção de complexidade das
sociedades modernas.
4º. Exercitar com o estudante a reflexão filosófica acerca das
questões da epistemologia da filosofica;
5º.
Identificar
os princípios básicos para o desenvolvimento do conhecimento filosófico e
cientifico, considerando a superação gradativa e permanente do senso comum à
consciência critica.
1.3
Objetivos dos conteúdos do 3° Trimestre:
·
Descrever o que é epistemologia;
·
Expor como se utiliza os diferentes tipos de conhecimento;
·
Diferenciar os Tipos de conhecimento;
·
Destacar a importância de conhecimento das Teorias clássicas filosóficas;
·
Expor as diferentes
correntes humanísticas.
2-CONTEÚDOS 2º TRIMESTRE
II- O ser humano e a consciência
a) A
questão da natureza humana;
b) A consciência; A formação do cérebro humano;
c) Evolução do cérebro humano;
d) O amadurecimento do ser humano;
e) Mente racional e mente emocional;
f)
Consciente,
inconsciente e pré-consciente;
g) Freud: inconsciente pessoal; Ego, Superego e
Id;
h)
Jung:
inconsciente coletivo;
i)
Durkheim: consciência coletiva;
j) Consciência
e filosofia - Do senso comum à sabedoria.
2.1 OBJETIVO GERAL: Proporcionar
aos estudantes as condições
necessárias para identificar como é formada a Psique Humana, considerando a
importância da organização do pensamento, da racionalidade, bem como sua
realidade, rigorosidade e totalidade no tempo e espaço em que ele se
constituiu.
2.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º.
Incentivar
os estudantes a questionarem, a indagarem acerca dos fenômenos filosóficos a
fim de adotarem uma atitude crítica diante da realidade;
2º.
Refletir, criticar e argumentar o
conhecimento que se tem diante do mundo perfeito/imperfeito e maravilhoso que
vivemos;
3º.
Expor a busca constante do conhecimento da
capacidade mental é um olhar para dentro de nós mesmo, humanos sempre a procura
de respostas;
4º.
Destacar que
é fato notório ser o cérebro
humano o órgão do pensamento, estudar o cérebro humano era abrir a cabeça
e olhar dentro si.
2.3
Objetivos dos conteúdos do 2° Trimestre:
·
Destacar a questão da
natureza humana;
·
Incentivar os alunos
ao estudo da psique humana;
·
Apresentar conceitos de Percepção, memória e imaginação, linguagem e pensamento;
·
Apresentar os teóricos que estudaram a consciência humana.
3-CONTEÚDOS 3º TRIMESTRE
III-A existência da ética;
a) A
consciência moral;
b) Juízos
e valores;
c) A
filosofia moral;
d) Os
valores éticos e morais;
e) Ética
e psicanálise; A liberdade;
f) As
concepções filosóficas de liberdade;
g) Platão
e a política;
h) A
questão da democracia ateniense;
i)
O Estado e a sociedade civil Grega e nos dias
atuais;
j) Sociedade
civil e hegemonia.
3.1 OBJETIVO
GERAL: Compreender a política como problema de organização das
coletividades em várias escalas, da micropolítica ao estado, descobrindo suas
nuanças históricas e culturais, variedades de formas de governo e injunções que
presentemente oferecem a democracia como regime a valorizar e aprimorar.
3.2
OBJETIVO ESPECÍFICO:
1º. Discutir sobre a compreensão dos fatos
da evolução da natureza humana, vida cultural, dos processos culturais passados
e presentes, e da evolução da ordem cultural até a contemporaneidade;
2º. Propiciar ao estudante subsídios para a reflexão e o
posicionamento crítico em suas práticas futuras, no seu dia-a-dia;
3º. Discutir os diversos tipos de
conhecimento, considerando à ética, moral; a política (juízos de valores) como
bases, a partir das quais o ser humano se constituiu considerando a sua
realidade material e imaterial.
3.3
Objetivos dos conteúdos do 3° bimestre:
·
Apresentar a história
da política;
·
Descrever a como era a
vida política;
·
Conceituar Política e
poder;
·
Destacar a questão da
democracia ateniense;
·
Apresentar conceitos
de Ética, moral, valores e juízos.
·
Debater a concepção de
Estado e a sociedade civil.
2. METODOLOGIA
2.1: Aula
expositiva e dialógica: O professor
a partir do conteúdo proposto no plano de ensino, associado com fatores sociais
vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os
próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do
conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos
de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
A disciplina de filosofia favorece o desenvolvimento de reflexões, a
análise e a investigações de modo a exercitar as habilidades de raciocínio,
através do diálogo e da pesquisa, suscitando o questionamento, a argumentação e
a construção de novos conhecimentos.
2.2: Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentações de vídeos, teatro, dramatização,
filmes, estudo de campo e case;
jornais, gibis, revistas, música e gravuras.
2.3 Filmes: “O Nome da Rosa”; “Ágora”; “livrai-nos
do mal”; “Giordano. Bruno”; “Os Cavaleiros Templários”; “O físico”;
“Divertidamente”; “Avatar”.
3. AVALIAÇÃO
3.1 Critérios de avaliação
Atividades práticas e escritas,
apresentações orais, discussões, debates, leituras, registro de conteúdos no
caderno, onde serão considerados a criatividade, interesse, desempenho,
capacidade de argumentação, de análise crítica e domínio de conceitos. Também
será considerada a pontualidade; respeito e consideração (colegas, professores,
funcionários); assiduidade; participação efetiva em sala de aula; conservação e
cuidado (prédio; moveis, etc.); organização dos materiais e da sala.
3.2 Instrumentos de avaliação
a)
Prova individual e com consulta ao material didático;
b)
Estudo dirigido;
c)
Resolução de exercícios;
d) Mapa
conceitual;
e)
Tarefas domiciliar;
f) Pesquisas.
g) Textos,
tarefas, atividades no caderno.
h) Atividades
e provas adaptadas para os alunos da inclusão escolar.
4.
AVALIAÇÃO REFERENCIADA NO PPP
A avaliação escolar de SC
rege-se na Resolução CEE 183/2013 e na Portaria nº189/2017 que regulamenta a
implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede
Estadual de Ensino. Em conformidade com a legislação vigente e o PPP
desta UE, a avaliação do rendimento do aluno será: contínua, cumulativa e inclusiva mediante verificação de
aprendizagem dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências em
atividades de classe e extraclasse, incluídos os procedimentos próprios de
recuperação paralela.
Serão utilizados diversos
instrumentos para a verificação do desenvolvimento escolar, incluindo os
diversos registros indispensáveis ao acompanhamento do processo de ensino
aprendizagem.
4.1
Competências do professor: Para
garantir um processo de avaliação, que considere as necessidades de
aprendizagem dos estudantes, é importante:
a)
Registrar
com antecedência no professor on-line as datas das avaliações da aprendizagem;
b)
Comunicar
antecipadamente aos estudantes as datas das avaliações da aprendizagem;
c)
Prever
um momento para tirar dúvidas antes das avaliações de aprendizagem agendadas;
d)
Retomada
dos conceitos/conteúdos não apropriados pelos estudantes com previsão de
recuperação paralela e registro;
e)
Estipular
prazo não superior a 15 dias úteis para devolutiva das avaliações e
autocorreção;
f)
Realizar
adaptações curriculares relacionadas aos objetivos de aprendizagem, adaptação
de conteúdos e metodologias, adaptação de materiais e adaptações do espaço
físico e organização do tempo para a avaliação, aos estudantes com deficiência,
Transtorno do Espectro Autista/TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade/TDAH e Altas Habilidades/Superdotação, que atendem às
características individuais, valorizando e atentando para as potencialidades do
estudante, quando se fizer necessário.
4.2: Realizar no mínimo:
·
Três
avaliações (1 prova e 2 trabalhos) para os componentes curriculares com uma
aula semanal;
·
Quatros
avaliações (2 provas e 2 trabalhos) para os componentes curriculares com duas aula
semanal.
4.3 Registros de notas:
O
registro do resultado da avaliação será expresso de forma numérica, de 1 a 10,
com fração de 0,5; Sempre que avaliação do aluno resultar em número fracionado
de 0,1 a 0,4 deverá ser arredondada para 0,5 e de 0,6 a 0,9, arredondado para
um número inteiro superior. Para
atribuição da nota ou conceito, resultante da avaliação das atividades de
recuperação paralela, deverá ser utilizado o mesmo peso da que originou a
necessidade de recuperação, prevalecendo o resultado maior obtido.
5.4 Instrumentos de Recuperação:
O
instrumento de avaliação na recuperação paralela deverá ser diferente do
aplicado na avaliação anterior, a fim de proporcionar oportunidade diferenciada
de aprendizagem.
5.5 Aprovações ou reprovações:
Ter-se-ão
com aprovados, os alunos que obtiverem a média anual igual ou superior a seis
(6) em todas as disciplinas. Não será adotado exame final em nenhum ano ou
série letiva.
· Para efeito de cálculo do resultado de aprovação,
deve-se aplicar a fórmula: soma da média dos bimestres ÷ 4 >ou = 6 (seis).
· Ter-se-á como reprovado o aluno que
obtiver média final inferior a 6 (seis).
· O conselho de classe tem sob sua
responsabilidade o que orienta a resolução CEE 183/2013 no Art. 16 e na
Portaria 186/2017 Art. 3º.
6. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lucia de
Arruda. FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À
FILOSOFIA. Editora Moderna. São Paulo: 1993.
CHAUI, Marilena. Iniciação a Filosofia. São Paulo: Editora Ática; 2017.
COTRIM, Gilberto; Mirna Fernandes. Fundamentos de filosofia. Saraiva
Educação Ltda., São Paulo, 2016.
SAVIAN FILHO,
Juvenal. Filosofia e filosofias:
existência e sentidos / Juvenal Savian Filho. Autêntica Editora, Belo
Horizonte, 2016.
BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº
4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria
de Estado da Educação. (Proposta curricular de Santa Catarina:Formação integral
na educação básica)/Estado de Santa Catarina,Secretaria de Estado da
Educação-,2014.
SANTA CATARINA, Orientação Curricular com
Foco no que Ensinar: Conceitos e Conteúdos para a educação Básica (Documento
Preliminar). Florianópolis/SC: SED, 2011.