PLANO DE CURSO DE CCTT-2016
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Ciência,
Cultura, Tecnologia e Trabalho.
Professores: Lenir
Rodrigues Minghetti
2. EMENTA
Esta
disciplina se apresenta como uma ferramenta de estudo das relações entre ciência, cultura, tecnologia
e trabalho e ao longo da história, com ênfase na atualidade. Procura relacionar
fatores sociais, históricos e filosóficos na ciência; propõe analisar e
refletir empiricamente os valores éticos, estéticos e morais na sociedade
atual. Como conhecimento pretende expor as diferenças culturais e suas
interrogativas na ciência e tecnologia, e destacar as relações com as sociedades;
Reforça a participação ativa da sociedade na elaboração de políticas relativas
às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ecológicas.
2.1 Conceitos: Trabalho; Emprego;
Qualidade de Vida; Cultura; Tecnologia; Ciência; Consumismo; Segurança e Saúde;
Juventude; Gênero; Diversidade; Globalização; Economia Solidária; Tempo Livre;
Trabalho no Campo; Cidadania e Direitos Humanos; Ética e política; Realidade
Social; econômica; Política, etc.
3. OBJETIVOS
3.1
Objetivo Geral: Analisar a relação do homem com o ambiente, do homem no
micro e macro-cosmo e grupos sociais, enfatizar as relações sociais desenvolvidas
a partir do trabalho, da tecnologia e da cultura, como estruturas significativas
na vida humana.
3.2 Objetivos Específicos:
·
Destacar
a
importância da atividade escolar com o contexto social do aluno;
·
Contribuir
para uma formação escolar humanística;
·
Proporcionar
o desenvolvimento de uma visão holística da ciência, tecnologia e sociedade;
·
Colaborar
para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita dos alunos;
·
Conceituar a importância da Cultura e da
Diversidade na formação da sociedade
4. CONTEÚDOS/CONCEITOS PROGRAMÁTICOS
BLOCO A: Elaboração de conceitos:
a.
Refletir sobre o que é ciência, tipos de conhecimentos científicos;
b.
Expor o significado da tecnologia, e sua importância para o desenvolvimento humano;
c.
Apresentar
conceitos de Cultura e diversidade
cultural catarinense; Destacar organização social catarinense; refletir o
conceito de ideologia, poder e democracia no Brasil;
d.
Destacar
a evolução dos processos produtivos e sua relação com o Trabalho na sociedade
capitalista.
BLOCO B: Conhecimento
científico e tecnológico:
·
Refletir sobre os diferentes tipos de conhecimento:
Conhecimento
Empírico; Conhecimento Científico; Conhecimento Filosófico; Conhecimento
Teológico;
·
Contextualizar o conhecimento tecnológico e sua
importância na sociedade pós-moderna;
·
Destacar a importância do Trabalho, Emprego, Empregabilidade,
sustentabilidade;
·
Contextualizar a
história dos Direitos Humanos.
BLOCO C: Cultura; diversidade cultural e desigualdades
sociais
·
Destacar a Globalização e suas inferências
nas famílias;
·
Apresentar a concepção de Gênero;
·
Expor as
novas Tecnologias - TICs: uma
questão de inclusão e exclusão;
·
Contextualizar o impacto do computador na
sociedade: mudança das relações sociais, mudanças nas relações de trabalho, na
saúde física e mental dos indivíduos;
·
Refletir sobre os Mundos virtuais: Sociedade
da informação/conhecimento.
5.
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a
partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais
vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os
próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do
conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos
de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.
5.2
As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1.
Apresentação de conceitos de CCTT;
2.
Exposição de uma situação problema;
3.
Discussão sobre a importância dos conhecimentos da CCTT para sociedade;
5.3 Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo; depoimentos; visitas técnicas;
passeios de estudos; documentário; case;
entre outros recursos.
6.
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será
diagnóstica, processual,
formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos
incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como
recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de
Ensino”.
Critérios
de Avaliação:
A-
Avaliações quantitativas:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com questões
objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como
objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a
cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Questionários: Estudo
dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
7.
Avaliação Individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento;
8.
Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa
redonda: tem como foco oportunizar ao educando a
possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e
narrativas de ideias.
9.
Tarefas domiciliares: para reforçar o
aprendizado;
7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS
A metodologia utilizada para a
recuperação de conteúdos da CCTT embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução
do Projeto Político Pedagógico, onde:
- Recuperação
de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde
acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova
avaliação.
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARON, R. As Etapas do
Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CORTI, Ana
Pula (org.) Tempo, Espaço e cultura:
Ensino Médio: Educação de Jovens e Adultos. ed. São Paulo: Global, 2013. (Viver e Aprender).
CATTANI,
Antonio D. Trabalho e tecnologia: Dicionário crítico, 4ª edição. Petrópolis:
Vozes, 1997.
CARVALHO,
Marília Gomes de. Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica.
Revista
Educação e Tecnologia. Vol. 1, julho de 1997. PPGTE, CEFET-PR.
Educação e Tecnologia. Vol. 1, julho de 1997. PPGTE, CEFET-PR.
MOURA, Dante Henrique.
A organização
curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR nº7, v.1, 2012 ISSN: 19835000.
BAZZO, W.
A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o
Contexto da Educação Tecnológica. Editora da UFSC, 1ª edição, 1998, ISBN:
85-328-0144-7.
ANGELI, José Mario.Trabalho, ciência, tecnologia e cultura como princípios fundantes
da organização curricular integrada: uma
leitura política. Revista Philosophica Vol. 35 (Semestre I / 2009) Valparaíso (7 –
21).