quarta-feira, 8 de junho de 2016

PLANO DE CURSO DE CCTT-2016



PLANO DE CURSO DE CCTT-2016
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho.
Professores: Lenir Rodrigues Minghetti
Curso: Ensino Médio

2. EMENTA
Esta disciplina  se apresenta como uma ferramenta de estudo das relações entre ciência, cultura, tecnologia e trabalho e ao longo da história, com ênfase na atualidade. Procura relacionar fatores sociais, históricos e filosóficos na ciência; propõe analisar e refletir empiricamente os valores éticos, estéticos e morais na sociedade atual. Como conhecimento pretende expor as diferenças culturais e suas interrogativas na ciência e tecnologia, e destacar as relações com as sociedades; Reforça a participação ativa da sociedade na elaboração de políticas relativas às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ecológicas.
2.1 Conceitos: Trabalho; Emprego; Qualidade de Vida; Cultura; Tecnologia; Ciência; Consumismo; Segurança e Saúde; Juventude; Gênero; Diversidade; Globalização; Economia Solidária; Tempo Livre; Trabalho no Campo; Cidadania e Direitos Humanos; Ética e política; Realidade Social; econômica; Política, etc.
3. OBJETIVOS
 3.1 Objetivo Geral: Analisar a relação do homem com o ambiente, do homem no micro e macro-cosmo e grupos sociais, enfatizar as relações sociais desenvolvidas a partir do trabalho, da tecnologia e da cultura, como estruturas significativas na vida humana.
3.2 Objetivos Específicos:
·         Destacar a importância da atividade escolar com o contexto social do aluno;
·         Contribuir para uma formação escolar humanística;
·         Proporcionar o desenvolvimento de uma visão holística da ciência, tecnologia e sociedade;
·         Colaborar para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita dos alunos;
·        Conceituar a importância da Cultura e da Diversidade na formação da sociedade
4. CONTEÚDOS/CONCEITOS PROGRAMÁTICOS
BLOCO A: Elaboração de conceitos:  
a.      Refletir sobre o que é ciência, tipos de conhecimentos científicos;
b.      Expor o significado da tecnologia, e sua importância para o desenvolvimento humano;
c.       Apresentar conceitos de Cultura e diversidade cultural catarinense; Destacar organização social catarinense; refletir o conceito de ideologia, poder e democracia no Brasil;
d.      Destacar a evolução dos processos produtivos e sua relação com o Trabalho na sociedade capitalista.
 BLOCO B:  Conhecimento científico e tecnológico:
·         Refletir sobre os diferentes tipos de conhecimento: Conhecimento Empírico; Conhecimento Científico; Conhecimento Filosófico; Conhecimento Teológico;
·         Contextualizar o conhecimento tecnológico e sua importância na sociedade pós-moderna;
·         Destacar a importância do Trabalho, Emprego, Empregabilidade, sustentabilidade;
·         Contextualizar a história dos Direitos Humanos.  
 BLOCO C: Cultura; diversidade cultural e desigualdades sociais
·         Destacar a Globalização e suas inferências nas famílias;
·         Apresentar a concepção de Gênero;
·         Expor as novas Tecnologias - TICs: uma questão de inclusão e exclusão;
·         Contextualizar o impacto do computador na sociedade: mudança das relações sociais, mudanças nas relações de trabalho, na saúde física e mental dos indivíduos;
·         Refletir sobre os Mundos virtuais: Sociedade da informação/conhecimento.
5. METODOLOGIA

5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:

Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.2 As aulas anuais seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de CCTT;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da CCTT para sociedade;

5.3 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo; depoimentos; visitas técnicas; passeios de estudos; documentário; case; entre outros recursos.

6. PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, cumulativa, mediante a verificação da aprendizagem de conhecimentos incluídos nos procedimentos de recuperação paralela de conteúdos como recomendações descritas no “Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino”.

Critérios de Avaliação:
A-    Avaliações quantitativas:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com questões objetivas, questões discursivas, questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo ou em dupla: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Questionários: Estudo dirigido em sala com perguntas direcionadas a um determinado assunto.
7.      Avaliação Individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento;
8.      Debates, seminário, workshops; simpósios, mesa redonda: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias.
9.      Tarefas domiciliares: para reforçar o aprendizado;

7. RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS

A metodologia utilizada para a recuperação de conteúdos da CCTT embasar-se-á nos critérios estabelecidos na Resolução do Projeto Político Pedagógico, onde:

- Recuperação de notas: advirá após a realização de toda atividade avaliativa, onde acontecerá uma nova explicação/revisão de conteúdo e aplicação de nova avaliação.

8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CORTI, Ana Pula (org.) Tempo, Espaço e cultura: Ensino Médio: Educação de Jovens e Adultos. ed. São Paulo: Global, 2013. (Viver e Aprender).
CATTANI, Antonio D. Trabalho e tecnologia: Dicionário crítico, 4ª edição. Petrópolis: Vozes, 1997.
CARVALHO, Marília Gomes de. Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica. Revista
Educação e Tecnologia. Vol. 1, julho de 1997. PPGTE, CEFET-PR.
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR nº7, v.1, 2012 ISSN: 19835000.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica. Editora da UFSC, 1ª edição, 1998, ISBN: 85-328-0144-7.
ANGELI, José Mario.Trabalho, ciência, tecnologia e cultura como princípios fundantes da organização curricular integrada: uma leitura política. Revista Philosophica Vol. 35 (Semestre I / 2009) Valparaíso (7 – 21).