terça-feira, 11 de março de 2014

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: História
Professora: Lenir Rodrigues Minghetti
Telefone:
E-mail:
Série: 1º ano
Curso:

3- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:
Unidade I: Introdução ao estudo da História:

a) O que é a história;
b) Os sujeitos históricos;
c) Fontes históricas;
d) Tempo histórico;
e) Pré-história: América, Brasil, Santa Catarina;
a) Os povos orientais: mesopotâmia, fenícios, persas, hebreus.
2º BIMESTRE:
Unidade II:
A Europa Medieval:
a) O Egito antigo;
b) A Grécia antiga;
c) O mundo romano.
d) O sistema feudal;
e) Desenvolvimento do comercio e o crescimento urbano;
f) Crise e transformações nos séculos XIV e XV;
3º BIMESTRE:
Unidade III: Modernidade Europeia:

a) O estado moderno;
b) A expansão marítima e comercial;
c) Mercantilismo e sistema colônia;
d) O Renascimento;
e) As reformas religiosas e a inquisição;
f) A Revolução científica e o iluminismo.
4º BIMESTRE:
Unidade IV: A colonização da América:

a) Conquistas espanholas e portuguesas na América;
b) Maias, astecas, incas;
c) Os povos indígenas no Brasil;
d) História e cultura do negro e dos afrodescendentes;
e) Escravidão africana;
f) Negro na sociedade brasileira contemporânea;
g) Negros em Santa Catarina.
h) Trabalho e resistência.
3- OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral:
Caracterizar, conceituar e compreender a assuntos relacionados a História, do
passado nos dias atuais.
3.2 Objetivos Específicos:
a) Conceituar o que é a História;
b) Descrever os povos da antiguidade;
c) Estudar Europa Medieval;
d) Conceituar a Modernidade Europeia;
e) Descrever a colonização da América.
4-PROBLEMATIZAÇÃO
Estudar História é importante? A história é importante para entendermos as tradições, hábitos e
costumes de uma civilização. Serve também para auxiliar na explicação de fatos geográficos. Como eu
posso explicar o motivo da maior parte da população e das grandes cidades brasileiras se concentrarem
no litoral brasileiro. Para alguém possa entender ou explicar assuntos da história tenho que rever um fato
histórico.
A história serve também como subsidio para se explicar uma obra de arte, para se explicar o enredo
de uma escola de samba, para se entender uma crise econômica ou para se tratar de um assunto
diplomático que envolva costumes ou tradição, serve para se construir um cenário teatral ou
cinematográfico que envolva um fato do passado. Não é atoa que Cícero disse que a história é a mestra
da vida. Se não tivéssemos história não haveria civilização.
5- METODOLOGIA
5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica
- O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino
associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os
próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham –
experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
a) Apresentação de conceitos do tema;
b) Exposição de uma situação problema;
c) Discussão sobre a importância dos conhecimentos da História para sociedade;
5.3 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo
de caso de uma determinada sociedade”.
5.4 Filmes:  “A Guerra do Fogo (1981)”; Cruzadas (2005); O nome da
Rosa (1986); A fúria de Titãs I E II; Lutero (Luther) (2003).
5.5 Historização:
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História
analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período
histórico, cultura ou civilização.
Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado
povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é
importante para a compreensão do presente. O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-
História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000
a.C). Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos,
ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas,
adornos).
Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo
historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos,
moedas, jornais, gravações, etc.
A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos
citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis),
Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia
(estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos),
Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.
6 - PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto Político
Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.
- Critérios de Avaliação:
a) Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento com a matéria apresentada;
b) Avaliação Escrita, com 50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões
discursivas em questões dissertativas, com consulta ao material didático;
c) - Trabalho em Grupo com o tema; Seminários; Estudo dirigido; Prova e Recuperação.
d) Visitas - visitar o Museu de Arqueologia da Unisul para proporcionar um debate a respeito da
evolução e Humana.

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COTRIM; Gilberto. História Geral. São Paulo: Saraiva, 2010.
REINALDO, Seracopi; AZEVEDO, Gislaine Campos; História: Ensino Médio. São Paulo: Editora
Ática, 2007.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de História. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
fev. 2012.