terça-feira, 11 de março de 2014

PLANEJAMENTO ANUAL DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO



PLANEJAMENTO ANUAL DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO

1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Empreendedorismo e Gestão
Telefone:
E-mail:
Série: 
Curso: 

2- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:
Unidade I: Introdução de empreendedorismo:
a)      Conceitos de empreendedorismo;
b)     Conceitos de Visão do todo: visão geral da situação;
c)      A visão do todo na atividade profissional;  
d)     Como desenvolver visão do todo
e)      Proatividade: habilidades de antecipar soluções para problemas futuros, antecipar tendências e ideias, inovar, aproveitar oportunidades etc.;
f)       Proatividade x reatividade: “proativo” ou “reativo”;
g)      Como ser proativo?
h)     Relacionamento interpessoal: Competência intrapessoal e interpessoal: Eu e os outros; Aquisição de competências interpessoal.

2º BIMESTRE:
Unidade II: Características de empreendedores:
a)    Criatividade e inovação:
b)    Organização e planejamento;
c)    Responsabilidade e ética profissional;
d)    Liderança X chefe;
e)      Trabalho em equipe: cooperação; Comprometimento; necessidades e motivação;
f)       Habilidades necessárias para trabalhar em equipe: Competência técnica; Espírito de empreendedor; Equilíbrio emocional;
g)      Técnicas de negociação: Negociação, Mediação e Arbitragem; barganha;
h)      Estudos de Cases: negócios de sucesso e fracasso;

3º BIMESTRE:
Unidade III: Plano de negócios na área de informática:
a)      O que um plano de negócios e para que serve?

I.            A elaboração do plano de negócio:
1.      Sumário Executivo: setor que a empresa atuará; forma jurídica; fontes e recursos;
2.      Análise de Mercado: visão geral; ambiente de atuação; segmentação do mercado;
·         Consumidores: pessoa física e jurídica;
·         Fornecedores: fornecedor 1; fornecedor 2; fornecedor 3, etc.
·         Concorrentes: marca, produtos, benefícios;
·          
3.      Plano de Marketing: identificação das necessidades; estratégia do produto; estratégia DE promoção; estratégia de distribuição;  estratégia de preções; estratégia de comunicação e estratégia de vendas;

4 º BIMESTRE

4.      Plano Operacional; produção/matéria prima; armazenamento, estoque; lay- out;

5.      Plano Financeiro: investimentos fixos; faturamento; custo fixo; como simular financiamento; DRE- Estrutura Gerencial de Resultados; prazos e estoques; Mão de obra; tributos; comissões e outras variáveis; sazonalidade do primeiro e segundo ano;

6.      Construção de Cenários: Ações corretivas e preventivas;


3- OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender o que Empreendedorismo e sua importância para a vida profissional.

4.2 Objetivos Específicos:
1.      Conceituar empreendedorismo;
2.      Descrever as características de uma pessoa empreendedora;
3.      Definir passo a passo como elaborar um Plano de Negócio;
4.      Conceituar as técnicas de negociação.

4-PROBLEMATIZAÇÃO
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades, e a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. Ser empreendedor no mundo moderno é o fator do diferencial na qual a empresa moderna necessita para poder sobreviver. As inovações e ideias vêm transformando a sociedade e trazendo este novo estilo de vida, no qual não existem barreiras, através de informações que percorrem o mundo em frações de segundo, mantendo uma empresa atualizada de todas as ações que ocorrem no mercado. (VALENCIANO SENTANIN, BARBOZA, 2005).
O empreendedor em si é aquele que primeiramente ama o que faz, tem energia para dirigir seus negócios, crê na realização de seus projetos, trabalha em equipe, é comunicativo e conhece o ramo de negócio ao qual trabalha.
O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. (VALENCIANO SENTANIN, BARBOZA, 2005).
5- METODOLOGIA

5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
              Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.1 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1.      Apresentação de conceitos de empreendedorismo;
2.       Exposição de uma situação problema;
3.      Discussão sobre a importância dos conhecimentos de empreendedorismo e gestão para a vida profissional do futuro técnico.

5.2 Recursos didáticos: quadro-negro; internet; apostila; textos; vídeo- aula; estudo de Case.

5.3 Filmes: O Discurso do Rei (The King’s Speech, 2010); Amor sem escalas (Up in the Air, 2009); À procura da Felicidade (In the Pursuit of Happyness, 2006); A Rede Social  (The Social Network, 2010).

5.4 Historiarão:
O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990. Nos Estados Unidos, o empreendedorismo não é nada desconhecido, devido ao capitalismo ter uma forte predominância. A palavra é conhecida como “entrepreneurship” e referenciado há muitos anos. (Valenciano Sentanin, Barboza, 2005). A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercado competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas: buscar pessoas com visão empreendedora.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, deseja ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.

4- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto Político Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.
Critérios de Avaliação:
- Avaliação 1: Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento com a matéria apresentada;
- Avaliação 2:  Avaliação Escrita, com 50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões dissertativas, com consulta ao material didático;
- Avaliação 3:  Trabalho de Pesquisa: pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem por objetivo gerar novos conhecimentos ou refutá-los, constituindo-se num processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza, quanto da sociedade, na qual esta se desenvolve.
- Avaliação 4: Estudo dirigido: O estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. Um estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa para casa.
- Avaliação 5: Recuperação Escolar: oferece aos estudantes reais possibilidades de rever, tirar dúvidas e aprender o que ainda não haviam conseguido durante o período letivo regular.
- Avaliação final: Banca Examinadora- Relatório Supervisionado: Plano de Negócio Empresarial.

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VALENCIANO SENTANIN, Luis Henrique; BARBOZA, Reginaldo José. Conceitos de  Empreendedorismo. Revista Científica Eletrônica de Administração. 2005. Disponível em: www.revista.inf.br/adm09/pages/artigos/ADM-edic09-anov-art02.pdf Acesso em: 03 de junho de 2012.

LYRIO, Mauricio Vasconcelos Leão. Gestão: empreendedorismo. Disponível em: mauriciovll.files.wordpress.com/.../empreendedorismo_apostila.pdf. Acesso em: 03 de junho de 2012.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um Plano de Negócio. Brasília : SEBRAE, 2007. Disponível em:  www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/.../NT000361B2.pdf Acesso em: 03 de junho de 2012.
SENAR- Programa de empreendedorismo e gestão de negócios. 2011. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Curso Trabalhador Empreendedor.  Modulo 1, 2 e 3. http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/ .