PLANEJAMENTO
ANUAL DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Empreendedorismo
e Gestão
Professor: Lenir Rodrigues Minghetti
Telefone:
E-mail:
Série:
Curso:
2-
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:
Unidade
I: Introdução de empreendedorismo:
a) Conceitos de empreendedorismo;
b)
Conceitos
de Visão do todo: visão geral da situação;
c)
A visão
do todo na atividade profissional;
d)
Como
desenvolver visão do todo
e)
Proatividade:
habilidades de antecipar soluções para problemas futuros, antecipar tendências
e ideias, inovar, aproveitar oportunidades etc.;
f)
Proatividade
x reatividade: “proativo” ou “reativo”;
g) Como ser proativo?
h) Relacionamento
interpessoal: Competência intrapessoal
e interpessoal: Eu e os outros; Aquisição de competências interpessoal.
2º
BIMESTRE:
Unidade
II: Características de empreendedores:
a)
Criatividade
e inovação:
b)
Organização
e planejamento;
c)
Responsabilidade
e ética profissional;
d)
Liderança
X chefe;
e)
Trabalho
em equipe: cooperação; Comprometimento;
necessidades e motivação;
f) Habilidades necessárias para trabalhar em equipe: Competência técnica;
Espírito de empreendedor; Equilíbrio emocional;
g) Técnicas
de negociação: Negociação, Mediação e
Arbitragem; barganha;
h) Estudos
de Cases: negócios de sucesso e fracasso;
3º
BIMESTRE:
Unidade
III: Plano de negócios na área de informática:
a)
O
que um plano de negócios e para que serve?
I.
A elaboração do
plano de negócio:
1. Sumário Executivo: setor que a empresa atuará;
forma jurídica; fontes e recursos;
2. Análise de Mercado: visão geral;
ambiente de atuação; segmentação do mercado;
·
Consumidores:
pessoa física e jurídica;
·
Fornecedores:
fornecedor 1; fornecedor 2; fornecedor 3, etc.
·
Concorrentes:
marca, produtos, benefícios;
·
3. Plano de Marketing: identificação das necessidades; estratégia do produto; estratégia DE
promoção; estratégia de distribuição; estratégia
de preções; estratégia de comunicação e estratégia de vendas;
4 º BIMESTRE
4. Plano Operacional; produção/matéria prima; armazenamento,
estoque; lay- out;
5.
Plano Financeiro: investimentos
fixos; faturamento; custo fixo; como simular financiamento; DRE- Estrutura
Gerencial de Resultados; prazos e estoques; Mão de obra; tributos; comissões e
outras variáveis; sazonalidade do primeiro e segundo ano;
6.
Construção de Cenários:
Ações
corretivas e preventivas;
3-
OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral: Caracterizar,
conceituar e compreender o que Empreendedorismo e sua importância para a vida
profissional.
4.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar
empreendedorismo;
2. Descrever
as características de uma pessoa empreendedora;
3. Definir
passo a passo como elaborar um Plano de Negócio;
4. Conceituar
as técnicas de negociação.
4-PROBLEMATIZAÇÃO
Empreendedorismo
é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação
de ideias em oportunidades, e a perfeita implementação destas oportunidades
leva à criação de negócios de sucesso. Ser empreendedor no mundo moderno é o
fator do diferencial na qual a empresa moderna necessita para poder sobreviver.
As inovações e ideias vêm transformando a sociedade e trazendo este novo estilo
de vida, no qual não existem barreiras, através de informações que percorrem o
mundo em frações de segundo, mantendo uma empresa atualizada de todas as ações
que ocorrem no mercado. (VALENCIANO SENTANIN, BARBOZA, 2005).
O
empreendedor em si é aquele que primeiramente ama o que faz, tem energia para
dirigir seus negócios, crê na realização de seus projetos, trabalha em equipe,
é comunicativo e conhece o ramo de negócio ao qual trabalha.
O
plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado,
do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem
quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou
promover inovações em seu negócio. (VALENCIANO SENTANIN, BARBOZA, 2005).
5- METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo
proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos
alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução
e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência
de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com
maior profundidade durante a aula.
5.1
As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1.
Apresentação
de conceitos de empreendedorismo;
2.
Exposição de uma situação problema;
3.
Discussão
sobre a importância dos conhecimentos de empreendedorismo e gestão para a vida
profissional do futuro técnico.
5.2
Recursos didáticos: quadro-negro;
internet; apostila; textos; vídeo- aula; estudo de Case.
5.3 Filmes: O Discurso do Rei (The King’s Speech, 2010); Amor
sem escalas (Up in the Air, 2009); À procura da Felicidade (In the Pursuit
of Happyness, 2006); A Rede Social (The
Social Network, 2010).
5.4 Historiarão:
O conceito de empreendedorismo tem sido muito
difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de
1990. Nos Estados Unidos, o empreendedorismo não é nada desconhecido, devido ao
capitalismo ter uma forte predominância. A palavra é conhecida como “entrepreneurship” e referenciado há
muitos anos. (Valenciano Sentanin, Barboza, 2005). A ênfase ao empreendedorismo
surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e
não é apenas um modismo. O mercado competitivo também faz com que os novos
empresários adotem novas medidas: buscar pessoas com visão empreendedora.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que
possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais
um na multidão, deseja ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas,
querem deixar um legado.
4-
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será
diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto Político
Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.
Critérios
de Avaliação:
- Avaliação
1: Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no
conteúdo e comprometimento com a matéria apresentada;
- Avaliação
2: Avaliação Escrita, com 50% das
respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões
dissertativas, com consulta ao material didático;
- Avaliação
3: Trabalho de Pesquisa: pesquisa é
um processo de construção do conhecimento que tem por objetivo gerar novos
conhecimentos ou refutá-los, constituindo-se num processo de aprendizagem tanto
do indivíduo que a realiza, quanto da sociedade, na qual esta se desenvolve.
- Avaliação 4: Estudo dirigido: O estudo
dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade
principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de
acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar,
buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi
proposto. Um estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa
para casa.
- Avaliação
5: Recuperação Escolar: oferece aos estudantes reais possibilidades de
rever, tirar dúvidas e aprender o que ainda não haviam conseguido durante o
período letivo regular.
-
Avaliação final:
Banca Examinadora- Relatório Supervisionado: Plano de Negócio Empresarial.
6-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VALENCIANO
SENTANIN, Luis Henrique; BARBOZA, Reginaldo José. Conceitos de Empreendedorismo. Revista Científica
Eletrônica de Administração. 2005. Disponível
em: www.revista.inf.br/adm09/pages/artigos/ADM-edic09-anov-art02.pdf Acesso em: 03 de
junho de 2012.
LYRIO, Mauricio Vasconcelos Leão. Gestão:
empreendedorismo.
Disponível em: mauriciovll.files.wordpress.com/.../empreendedorismo_apostila.pdf. Acesso em: 03 de
junho de 2012.
ROSA,
Cláudio Afrânio. Como
elaborar um Plano de Negócio. Brasília
: SEBRAE, 2007. Disponível em:
www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/.../NT000361B2.pdf Acesso em: 03 de
junho de 2012.
SENAR-
Programa de empreendedorismo e gestão de
negócios. 2011. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Curso Trabalhador Empreendedor. Modulo
1, 2 e 3. http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/ .