terça-feira, 11 de março de 2014

PLANEJAMENTO ANUAL DE FILOSOFIA

PLANEJAMENTO ANUAL DE FILOSOFIA
1-IDENTIFICAÇÃO

Instituição:
Disciplina: Filosofia
Professora: Lenir Rodrigues Minghetti
Telefone:
E-mail:
Série: 1º ano
Curso:

2- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:

Unidade I: Filosofia:
a) Introdução à filosofia: Etimologia e conceito; Atitudes Filosóficas; Reflexão filosófica.
b) Introdução aos teóricos da Filosofia.
c) Narrativas mitológicas: O mito;
d) Mitos da época clássica grega;
e) Mitos e razão.
2º BIMESTRE:
Unidade II:
Períodos e campos de investigação da Filosofia.
a) A Filosofia pré-socrática;
b) O pensamento sofista;
c) O método platônico de produção do conhecimento;
d) A filosofia de Aristóteles;
e) Introdução a Metafísica e Ontologia.
3º BIMESTRE:
Unidade III:
Períodos e campos de investigação da Filosofia.
a) O método aristotélico de produção do conhecimento;
b) A contribuição da Filosofia da Grécia antiga ao mundo contemporâneo.
c) A Filosofia Antiga;
d) A Filosofia Patrística;
e) A Filosofia Medieval;
4º BIMESTRE:
Unidade IV
: Principais Períodos da Filosofia
a) A Filosofia da Renascença;
b) A filosofia Moderna;
c) A Filosofia Contemporânea;
d) A filosofia no Brasil e América Latina.
3- OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender o que é a Filosofia.
3.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar o que é a Filosofia;
2. Compreender o objeto de estudo da Filosofia;
3. Compreender a relação da Filosofia com as outras ciências;
4. Conceituar as diferenças Teóricas da Filosofia.
4-PROBLEMATIZAÇÃO
A Filosofia para os gregos significa amor à sabedoria, é o estudo de problemas fundamentais
relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à
linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua
ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por
geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.
Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de
pensamento e outros métodos a priori. Deste modo, faz-se importante estudar Filosofia no Ensino
Medio.
5- METODOLOGIA
5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino
associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os
próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham –
experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.2 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
a) Apresentação de conceitos do tema;
b) Exposição de uma situação problema;
c) Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Filosofia para sociedade;
5.3 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um
“estudo de caso de uma determinada sociedade”.
5.4 Filmes: Quando Nietzsche Chorou; O Enigma de Kasper Hauser; Mito da Caverna (Platão); San
Wa (O mito); O Discurso do Rei; A Procura da Felicidade.
5.5 Historização:
A palavra filosofia tem origem em dois vocábulos gregos, PHILO que deriva de PHILIA- que
significa amizade, amor e fraternidade, respeito entre os iguais. E SHOFIA- que quer dizer sabedoria,
e dela também vem à palavra SHOFOS – que significa sábio. Tal termo foi criado por Pitágoras que,
ao ser questionado sobre a natureza de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, ou
seja, um ―amante do saber.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o
que ama a sabedoria e tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de
espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o
respeita. Com o passar dos tempos, algumas áreas do conhecimento foram separando-se da Filosofia,
originando as diferentes ciências. Convém salientar que o ser humano possui diferentes tipos de
conhecimento, a saber: conhecimento mítico, conhecimento científico, senso comum, conhecimento
religioso, ou teológico, e conhecimento filosófico.
A Filosofia, deste modo, é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três
modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela
forma como trata tais temas. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos
temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até
então vigente.
6- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto Político
Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.
- Critérios de Avaliação:
1. Assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento
com a matéria apresentada;
2. Avaliação Escrita, com 50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões
discursivas em questões dissertativas, com consulta ao material didático;
3. - Trabalho em Grupo; Trabalho de pesquisa; Estudo dirigido; Prova e Recuperação.
4. Paródias – as equipes de alunos e construíram paródias sobre as diversas áreas da Filosofia.
Atividades do 1º Bimestre
- Estudo dirigido com o tema: O que é filosofia?
-Trabalho de pesquisa: Principais teóricos da filosofia; Demócrito; Sócrates; Platão; Aristóteles;
Pitágoras;
- Prova: Todos os conteúdos da Unidade I;
- Recuperação: O aluno deverá fazer uma pesquisa sobre alguns Mitos dos Super-heróis que são
divulgados pelos meios de comunicação.
Atividades do 2º Bimestre
- Estudo dirigido com o tema: Mitos da antiguidade e modernidade.
- Trabalho de pesquisa: Dogmatismo e Ceticismo.
- Prova: Todos os conteúdos da Unidade II;
- Recuperação: Exposição - o aluno deverá e apresentar uma exposição (frases, cartazes) para os
demais alunos e Unidade Escolar com o tema: "Só sei que nada sei" (Sócrates).
Atividades do 3º Bimestre
- Trabalho de pesquisa: Cosmologia: Arché do Universo - O Princípio Primordial
- Estudo dirigido com o tema: Do Senso Comum ao Senso Crítico.
- Prova: Todos os conteúdos da Unidade III;
- Recuperação: Fazer uma Resenha Crítica do filme: O Elo Perdido (2005).
Atividades do 4º Bimestre
- Estudo dirigido com o tema: A filosofia no Brasil e América Latina.
- Trabalho de pesquisa: René Descartes (filósofo).
- Prova: Todos os conteúdos da Unidade IV;
- Recuperação: O Aluno deverá construir uma Parodia Musical com assuntos relacionados à
filosofia.
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAUI, Marilena. Iniciação a Filosofia. São Paulo: Editora Ática; 2011.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Filosofia. CURITIBA –
PARANÁ, 2006. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/6280386/Apostila-SEED-Filosofia Acesso
em: 14 de fev. 2012.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Filosofia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14
de fev. 2012.
CATANEO, Marciel Evangelista. Introdução à Filosofia - Disciplina na Modalidade a Distância –
Unisul Virtual. 2009.