1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professor:
Telefone:
E-mail:
Série: 1º ano
Curso: Ensino médio
2-CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:
Unidade I:
Iniciação ao estudo dos conceitos de sociedade e Sociologia:
1. O conceito de Sociologia e sua constituição histórica;
2. Sociologia como ciência e sociedade;
3. O conhecimento científico e conhecimento mítico;
4. Teóricos da sociologia;
5. Conceito de sociedade.
6.
A sociologia como componente curricular;
7. Conceito de Socialização: primária e secundária
8. As relações entre o indivíduo e a sociedade.
2º BIMESTRE:
Unidade II: Trabalho
e sociedade:
1. O trabalho nas diferentes sociedades
2. A Produção na sociedade tribal;
3. A Produção na sociedade escrava;
4. A Produção no período feudal-servidão;
5. As Bases do trabalho na Sociedade Moderna: artesanal, manufatura e
maquinofatura;
6. As bases do trabalho na sociedade moderna capitalista.
7. A questão do trabalho no Brasil;
8.
Trabalho
e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade.
3º BIMESTRE:
Unidade III: A
estrutura Social e as Desigualdades:
1.
A
sociedade organizada por Castas
2.
A
sociedade organizada por estamentos;
3.
A
sociedade organizada por Classe ou elite;
4.
Pobreza:
condição de nascença; desgraça ou destino;
5.
A
sociedade capitalista e as classes sociais;
6.
As
desigualdades sociais no Brasil.
7.
População
e a nova ordem social;
4º BIMESTRE:
Unidade IV:
Cultura e Ideologia:
1.
Cultura:
conceitos e definições;
2.
Relativismo
Cultural;
3.
Etnocentrismo;
4.
Função
cultural; a contracultura;
5.
Processos
culturais: aculturação, cultura de massa; cultura popular e cultura erudita;
6.
Os
meio de Comunicação e a influencia na cultura;
7.
Os
emigrantes em Santa Catarina;
8.
Os
movimentos culturais;
9.
Conceito
de Ideologia e classe social;
10.
Folclore:
tradição e transformação.
3-
OBJETIVOS
3.1 Objetivo
Geral: Caracterizar,
conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância
para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da
sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos
de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes
racionalizados e administrados tecnologicamente.
3.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a sociedade; o social e o
pensamento Sociológico;
2. Compreender o objeto de estudo da
Sociologia da cultura;
3. Compreender a relação da Sociologia
com as outras ciências;
4. Conceituar Trabalho e a sua evolução.
4-PROBLEMATIZAÇÃO
A
palavra Sociologia tem origem latina, de socius, que significa sócio ou
social, e do grego logos que significa estudo. Assim, sociologia é o
estudo do social, da sociedade ou das relações entre pessoas; resumindo é “a
Ciência da Sociedade”. Deste modo, a sociedade precisa ser definida pela
Sociologia e a Vida Social precisa ser explicada pela Sociologia. É a reflexão
dos homens sobre eles mesmos, onde o social como tal é colocado em questão na
relação elementar entre indivíduos, ou pela entidade global.
5-
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.1
As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de
Sociologia;
2. Exposição de uma situação
problema;
3. Discussão sobre a importância
dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.
5.2
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma
determinada sociedade”.
5.3
Filmes: A
Ilha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme). O
Germinal; Tempos Modernos (Charles Chaplin).
6-
HISTORIZAÇÃO
O surgimento da
Sociologia está relacionado às mudanças sociais ocorridas no século XIX e
inicio do séc. XX. Estas mudanças correspondem a Revolução Francesa e Industrial,
onde os estudiosos da época procuravam entender as transformações e ao mesmo
tempo apontar caminhos para a nova sociedade que surgia, e se apresentava com
inúmeros desafios econômicos, políticos, culturais e sociais. As teorias foram
surgindo e deu origem a Sociologia “Ciência da Sociedade”, que procura estudar
as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações, que
ocorrem na vida em sociedade. Abrange, portanto, o estudo de grupos sociais,
politica, economia, os fatores que interferem na vida das pessoas, a divisão da
sociedade em camadas, a mobilidade social, os processos de cooperação,
competição e conflito na sociedade, entre outros fatores pertinentes.
7
- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será
diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto
Político Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.
Critérios
de Avaliação:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com 50% das
respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões
dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo: tem como objetivo facilitar a
aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e
solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Avaliação individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio.
Manual do Professor. São Paulo:Editora
Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul
Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo:
Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed.
São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de
Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012
Acesso em: 14 de
Jan. 2014.
COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São
Paulo: ed. Moderna, 2010.