sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PLANEJAMENTO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2014- 1ano



1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professor: 
Telefone:
E-mail: 
Série: 1º ano
Curso: Ensino médio

2-CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:
Unidade I: Iniciação ao estudo dos conceitos de sociedade e Sociologia:
1.      O conceito de Sociologia e sua constituição histórica;
2.      Sociologia como ciência e sociedade;
3.      O conhecimento científico e conhecimento mítico;
4.      Teóricos da sociologia;
5.      Conceito de sociedade.
6.      A sociologia como componente curricular;
7.      Conceito de Socialização: primária e secundária
8.      As relações entre o indivíduo e a sociedade.

2º BIMESTRE:
Unidade II: Trabalho e sociedade:
1.      O trabalho nas diferentes sociedades
2.      A Produção na sociedade tribal;
3.      A Produção na sociedade escrava;
4.      A Produção no período feudal-servidão;
5.      As Bases do trabalho na Sociedade Moderna: artesanal, manufatura e maquinofatura;
6.      As bases do trabalho na sociedade moderna capitalista.
7.      A questão do trabalho no Brasil;
8.      Trabalho e humanização: Direitos e deveres do trabalhador na atualidade.

3º BIMESTRE:
Unidade III: A estrutura Social e as Desigualdades:
1.      A sociedade organizada por Castas
2.      A sociedade organizada por estamentos;
3.      A sociedade organizada por Classe ou elite;
4.      Pobreza: condição de nascença; desgraça ou destino;
5.      A sociedade capitalista e as classes sociais;
6.      As desigualdades sociais no Brasil.
7.      População e a nova ordem social;

4º BIMESTRE:
Unidade IV: Cultura e Ideologia:
1.      Cultura: conceitos e definições;
2.      Relativismo Cultural;
3.      Etnocentrismo;
4.      Função cultural; a contracultura;
5.      Processos culturais: aculturação, cultura de massa; cultura popular e cultura erudita;
6.      Os meio de Comunicação e a influencia na cultura;
7.      Os emigrantes em Santa Catarina;
8.      Os movimentos culturais;
9.      Conceito de Ideologia e classe social;
10.  Folclore: tradição e transformação.

3- OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Caracterizar, conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes racionalizados e administrados tecnologicamente.

3.2 Objetivos Específicos:
1. Conceituar: a sociedade; o social e o pensamento Sociológico;
2. Compreender o objeto de estudo da Sociologia da cultura;
3. Compreender a relação da Sociologia com as outras ciências;
4. Conceituar Trabalho e a sua evolução.

4-PROBLEMATIZAÇÃO
A palavra Sociologia tem origem latina, de socius, que significa sócio ou social, e do grego logos que significa estudo. Assim, sociologia é o estudo do social, da sociedade ou das relações entre pessoas; resumindo é “a Ciência da Sociedade”. Deste modo, a sociedade precisa ser definida pela Sociologia e a Vida Social precisa ser explicada pela Sociologia. É a reflexão dos homens sobre eles mesmos, onde o social como tal é colocado em questão na relação elementar entre indivíduos, ou pela entidade global.

5- METODOLOGIA
5.1 Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia, estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida - escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior profundidade durante a aula.

5.1 As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de Sociologia;
2. Exposição de uma situação problema;
3. Discussão sobre a importância dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.

5.2 Recursos didáticos: quadro-branco, internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma determinada sociedade”.

5.3 Filmes: A Ilha das Flores (Documentário); Os Deuses Devem Estar Loucos (filme). O Germinal; Tempos Modernos (Charles Chaplin).

6- HISTORIZAÇÃO

O surgimento da Sociologia está relacionado às mudanças sociais ocorridas no século XIX e inicio do séc. XX. Estas mudanças correspondem a Revolução Francesa e Industrial, onde os estudiosos da época procuravam entender as transformações e ao mesmo tempo apontar caminhos para a nova sociedade que surgia, e se apresentava com inúmeros desafios econômicos, políticos, culturais e sociais. As teorias foram surgindo e deu origem a Sociologia “Ciência da Sociedade”, que procura estudar as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações, que ocorrem na vida em sociedade. Abrange, portanto, o estudo de grupos sociais, politica, economia, os fatores que interferem na vida das pessoas, a divisão da sociedade em camadas, a mobilidade social, os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade, entre outros fatores pertinentes.

7 - PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto Político Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.

Critérios de Avaliação:
1.      Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.      Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.      Prova: com 50% das respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões dissertativas.
4.      Trabalho de Grupo: tem como objetivo facilitar a aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo  a cooperação, a responsabilidade e solidariedade.
5.      Produção textual: desenvolver no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.      Avaliação individual: assiduidade, participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e comprometimento.


8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio. Manual do Professor. São Paulo:Editora
Saraiva, 2010.

LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul Virtual, 2007.

ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012 Acesso em: 14 de
Jan. 2014.

COSTA, Cristina. Introdução à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.