PLANEJAMENTO ANUAL DE SOCIOLOGIA-2014
1-IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Disciplina: Sociologia
Professora:
Telefone:
E-mail: Série: 3º ano
Curso: Ensino médio
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1º BIMESTRE:
Unidade I: Direitos
e Cidadania:
1. Direitos sociais; Cidadania e os direitos e deveres do cidadão;
2. Conceito de sociedade civil;
3. Direitos civis, políticos e sociais;
4. Cidadania hoje;
5.
Cidadania
e os direitos e deveres do cidadão no trânsito;
Movimentos
Sociais: conceituação
1. Migratórios;
2. Progressistas;
3. Conservacionistas ou de resistência;
4. Regressivos;
5. Expressivos;
6. Utópicos;
7. Reformistas;
8. Revolucionários.
2º BIMESTRE:
Unidade II: Movimentos Sociais:
1. A greve como um movimento de reivindicação;
2. Movimentos sociais contemporâneos;
3.
Indígenas
e minorias étnicas;
Movimentos
Sociais atuais:
4. Movimentos estudantis;
5. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
6. Movimento Feminista;
7. Movimento de Negros;
8. Movimento Hippie;
9. Movimento de Gêneros - GLBTS.
10. Movimento Ambiental;
11. Movimento dos Trabalhadores Sem Teto;
12. Movimento dos trabalhadores – greve;
4º BIMESTRE:
Unidade IV: Partidos Políticos:
1.
O
que são partidos políticos;
2.
Historia
e formação dos partidos políticos;
3.
Ideologia
dos partidos políticos; liberal, social, democrata e socialista;
4.
O
tecnicismo na organização e divulgação.
5.
Sindicato
e política:
6.
Sindicatos
e o novo sindicalismo, ações afirmativas no ensino superior, da sociedade civil
em prol do meio ambiente;
4º BIMESTRE:
Unidade III: Mudança e transformação Social:
1.
Mudança
social e sociologia: Auguste Comte; Karl Marx; Émile Durkheim; Max Weber;
2.
Modernização
e desenvolvimento; subdesenvolvimento e dependência;
3.
Revolução
e transformação social;
4.
Revoluções:
Inglesa; Mexicana; Rússia; Chinesa; Cubana;
5.
Mudança
e transformação social no Brasil: Revoluções: 1930; 1964;
6.
Mudanças
nos últimos anos;
7.
Temas
atuais: Violência: crime como desvio, crime organizado e segurança pública.
3-
OBJETIVOS
4.1 Objetivo
Geral: Caracterizar,
conceituar e compreender a evolução histórica da Sociologia e a sua importância
para a Sociedade. Fomentando a reflexão sobre as estruturas complexas da
sociedade, as relações de trabalho, as tecnologias de produção, os movimentos
de transformação e os novos comportamentos dimensionados por ambientes
racionalizados e administrados tecnologicamente.
1.2 Objetivos
Específicos:
1. Relacionar os movimentos
sociais e os direitos da sociedade;
2. Compreender o que é política e
partidos políticos;
3. Compreender a relação da
Sociologia com os movimentos;
4. Conceituar
direitos e deveres sociais.
4-PROBLEMATIZAÇÃO
A
palavra Sociologia tem origem latina, de socius, que significa sócio ou
social, e do grego logos que significa estudo. Assim, sociologia é o
estudo do social, da sociedade ou das relações entre pessoas; resumindo é “a
Ciência da Sociedade”. Deste modo, a sociedade precisa ser definida pela
Sociologia e a Vida Social precisa ser explicada pela Sociologia. É a reflexão
dos homens sobre eles mesmos, onde o social como tal é colocado em questão na
relação elementar entre indivíduos, ou pela entidade global.
5-
METODOLOGIA
5.1
Estratégias de Ensino e Aprendizagem:
Aula
expositiva e dialógica - O professor a partir do conteúdo proposto no plano
de ensino associado com fatores sociais vivenciados pelos alunos no dia-a-dia,
estabelece uma dialética com os próprios, busca formas de solução e solicita
aos alunos que a partir do conhecimento que já tenham – experiência de vida -
escolham um ou mais caminhos de solução, a serem trabalhados com maior
profundidade durante a aula.
5.1
As aulas seguirão o seguinte roteiro:
1. Apresentação de conceitos de
Sociologia;
2. Exposição de uma situação
problema;
3. Discussão sobre a importância
dos conhecimentos da Sociologia para sociedade.
5.2
Recursos didáticos: quadro-branco,
internet; livro didático; apresentação em vídeo de um “estudo de caso de uma
determinada sociedade”.
5.3
Filmes: Tropa de Elite; Olga; Zuzu
Angel; Cidade de Deus.
Carandiru
6- HISTORIZAÇÃO
O surgimento da
Sociologia está relacionado às mudanças sociais ocorridas no século XIX e
inicio do séc. XX. Estas mudanças correspondem a Revolução Francesa e
Industrial, onde os estudiosos da época procuravam entender as transformações e
ao mesmo tempo apontar caminhos para a nova sociedade que surgia, e se
apresentava com inúmeros desafios econômicos, políticos, culturais e sociais.
As teorias foram surgindo e deu origem a Sociologia “Ciência da Sociedade”, que
procura estudar as relações sociais e as formas de associação, considerando as
interações, que ocorrem na vida em sociedade. Abrange, portanto, o estudo de
grupos sociais, politica, economia, os fatores que interferem na vida das
pessoas, a divisão da sociedade em camadas, a mobilidade social, os processos
de cooperação, competição e conflito na sociedade, entre outros fatores
pertinentes.
7
- PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será
diagnóstica, processual e qualitativa conforme “Resolução do Projeto
Político Pedagógico do Curso e, da Instituição de Ensino”.
Critérios
de Avaliação:
1.
Pesquisa Bibliográfica: a pesquisa tem como objetivo observar e orientar o educando na busca de
novos conhecimentos, além dos repassados em sala de aula;
2.
Apresentação de trabalho: tem como foco oportunizar ao educando a possibilidade de exercitar a
comunicação, estimular a capacidade de síntese e narrativas de ideias;
3.
Prova: com 50% das
respostas para questões objetivas e 50% para questões discursivas em questões
dissertativas.
4.
Trabalho de Grupo: tem como objetivo facilitar a
aprendizagem do trabalho coletivo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e
solidariedade.
5.
Produção textual: desenvolver
no educando a capacidade de produzir textos utilizando-se de conhecimentos
apreendidos, expondo-se de maneira correta através da escrita.
6.
Avaliação individual: assiduidade,
participação em aula, discussão em grupo, interesse no conteúdo e
comprometimento.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOMAZI, Nelson Dacio, Sociologia para o Ensino Médio.
Manual do Professor. São Paulo:Editora
Saraiva, 2010.
LEONIR, Jacir. Sociologia: livro didático. Palhoça; Unisul
Virtual, 2007.
ARON, R. As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo:
Martins Fontes, 1993.
LAKATOS, E. M.; MARCONE, M. de A. Sociologia geral. 7. ed.
São Paulo: Atlas, 1999.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO; Caderno Pedagógico de
Sociologia. Florianópolis,
2012. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/cadernos-pedagogicos-2012
Acesso em: 14 de
Jan. 2014.
COSTA, Cristina. Introdução
à Ciência da Sociedade. São Paulo: ed. Moderna, 2010.