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Série:
1ºAno do Ensino Médio
Turma:
Data:
PROVA 1° BIMESTRE DE SOCIOLOGIA
Leia
atentamente as perguntas e marque somente uma opção:
1. Já vimos o que a Sociologia
estuda o social, bem como o seu Surgimento foi através dos estudos de Auguste
Comte. Sobre o conceito de Sociologia é CORRETO
afirmar que:
a)
A
Sociologia pode significar também o estudo exclusivamente dotratamento teórico-prático da
desigualdade social;
b)
A
Sociologia pode ser entendida como uma área de conhecimento, que direciona seus
estudos somente na observação metódica dos fenômenos sociais;
c)
A
Sociologia é o estudo do social, da sociedade, das relações entre pessoas.
Deste modo, é a Ciência da Sociedade.
d)
A
sociologia serve como uma ferramenta só a serviço dos interesses das classes
dominantes.
2. Sobre a função e estudo do
sociólogo é INCORRETO afirmar
que:
a)
O
estudo do sociológico faz com que as atividades cotidianas passem a ser
analisadas e problematizadas biologicamente;
b)
Os
sociólogos pesquisam sobre grupos étnicos específicos, como os indígenas, por
exemplo, e sobre as classes pelas quais a sociedade é dividida, como os
políticos, trabalhadores, esportistas, entre outros;
c)
Os
Sociólogos estudam os gêneros, feminino, masculino, infantil e a violência
instalada nas cidades;
d)
Os
Sociólogos estudam desde a corrupção politica, até os crimes mais graves,
envolvendo vida e morte dos seres humanos;
3. Sobre Sociedade é INCORRETO afirmar que:
a)
Sociedadepode
ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas;
b)
Sociedadesão
um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições
e papéis;
c)
Sociedade é
uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda uma sociedade civil, sociedade artística
etc.
d)
A
sociedade é um grupo de pessoas que se unem exclusivamente por questões
financeiras.
4. O Processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são
formados por ela é chamado de:
a)
Filosofia;
b)
Bioética;
c)
Sócio-histórico;
d)
Socialização.
5. Durante os séculos XV e XVI
intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período
ficou conhecido como Renascimento ou Renascença. Sobre o Renascimento éCORRETOafirmar que:
a)
Valorização
da cultura greco-romana, invenção da imprensa e expansão do comércio marítimo.
b)
As
qualidades mais valorizadas no ser humano passa ser: a fé; misticismo;
religiosidade.
c)
Os
homens renascentistas, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos
Religiosos experimentais baseados na crença para descrever a natureza e
universo.
d)
No
período Medieval a fé religiosa é deixada de lado, a Igreja começa a fazer uso
da razão.
6. A Europa do século XVII assistiu
a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social. Podemos
destacar o Iluminismo, a Revolução Francesa e principalmente a Revolução
Industrial. No que se refere ao Iluminismo podemos destacar as seguintes
características, assinale F (FALSO)
ou V (VERDADEIRO);
a)
( ) A Igreja Católica defendia ideais próprias,
acreditava que o pensamento racional (uso da razão) deveria ser levado adiante
substituindo as crenças religiosas, fé, e o misticismo.
b)
( ) O Iluminismo foi mais intenso na França,
onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade
e fraternidade.
c)
( ) Eles
acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos
iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada;
d)
( ) O Iluminismo defendia ideais próprias,
acreditava que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as
crenças religiosas e o misticismo.
A
sequência correta é:
a. F; F; V; F;
b. F; V; V; V;
c. V; V; V; F;
d. F; V; F; V.
7. A Revolução Francesa, datada de
1789, foi um movimento conduzido pela classe burguesa, com intenção de
modificar o sistema político vigente. Sobre a Revolução Francesa é INCORRETO afirmar que:
a)
A
França era um reino comandado pela população e fortemente influenciado pela
Igreja Católica, e com o predomínio da agricultura;
b)
A
França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes
absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião
dos súditos;
c)
Na
França havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem
mesmo dar opiniões na forma de governo;
d)
Na
França a Burguesia detinha poder econômico, mas não detinha poder político. E é
exatamente o poder político que a burguesia alcança por intermédio da
revolução.
8. A Revolução Industrial ocorreu na
Inglaterra, no final do século XVIII e se disseminou, ao longo do século XIX,
pela Europa Ocidental e Estados Unidos. Essa revolução é sempre lembrada pelas
inovações no processo produtivo, introduzidas durante aquele período. Sobre
este período podemos destacar as seguintes características, assinale F (FALSO) ou V (VERDADEIRO);
a)
( ) Na Idade Média o artesanato era a forma de
produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou: chegou as máquinas;
b)
( ) Revolução Industrial marcou a criação da
atividade industrial e fabril;
c)
(
) No período da Revolução Industrial havia licença-maternidade ou direito à
aposentadoria para os trabalhadores;
d)
( ) As jornadas de trabalho eram
regulamentadas, podendo chegar até 8 horas por dia.
a)
F; F; V; F;
b) F;
V; V; V;
c) V;
V; F; F;
d) V;
V; F; V.
9. A SOCIOLOGIA como disciplina
científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o
novo desafio da modernidade. Dentre diversos autores: filósofos e Sociólogos, o
autor que desenvolveu a
Ciência Social-Sociologia foi:
a)
Max
Weber;
b)
Auguste
Comte;
c)
Émile
Durkheim;
d)
Karl
Mar.
10. Sobre o Individuo e a Sociedade é
INCORRETO afirmar que:
a)
O
homem é um animal irracional, isto significa dizer que o homem vai torna-se
humano se aprender a ler e a escrever, e estabelecer relações sociais com
outros de sua espécie;
b)
O
homem distingue-se das demais espécies porque seu comportamento não se
desenvolve naturalmente em relação à natureza, nem é transmitido geneticamente,
mas é aprendido socialmente;
c)
O
homem é o único animal quenecessita ser ensinado a adquirir seu comportamento
social.
d)
Para que os comportamentos tornem-se um hábito
social, há o que chamamos de instituições sociais.
11. As Instituições Sociais nos
ensinam o comportamento adequado de forma contínua e, na maioria das vezes,
esse ensinamento passa despercebido a nós. As Instituições sociais mais
importantes para Émile Durkheim são:
a)
Estado,
Igreja, Nação, Poder Judiciário;
b)
Escola,
Família; Estado e Poder Judiciário;
c)
Escola,
Religião, Poder Judiciário e Classe Dominante;
d)
Classe
Dominante;Escola, Família e Estado;
12. Leia a frase a seguir e responda:
“Sociedade Inclusiva: Sociedade inclusiva é uma
sociedade para todos independentes de sexo, idade, religião, origem étnica,
raça, orientação sexual ou deficiência; uma sociedade não apenas aberta e
acessível a todos os grupos, mas que estimula a participação; uma sociedade que
acolhe e aprecia a diversidade da experiência humana; uma sociedade cuja meta
principal é oferecer oportunidades iguais para todos realizarem seu potencial
humano”.